AlphaTauri vê Sainz “entre os melhores”, mas admite: “Não está no nível de Verstappen”

Franz Tost, chefe da AlphaTauri, entende que Carlos Sainz é um dos melhores pilotos no grid da Fórmula 1, mas ainda lhe falta “velocidade natural” para chegar ao nível de Max Verstappen

Chefe de Max Verstappen e Carlos Sainz nos tempos de Toro Rosso em 2015, Franz Tost, dirigente da AlphaTauri, fez uma comparação entre os dois pilotos durante sua participação no Beyond the Grid, podcast oficial da Fórmula 1. Para o austríaco, Sainz é um dos melhores nomes do grid atual graças à sua capacidade de trabalhar em cima das dificuldades. No entanto, isso ainda não é o suficiente para colocá-lo no mesmo nível do tricampeão.

“Carlos não está ao nível do Max em termos de velocidade natural, mas é um piloto muito esforçado e muito inteligente na pista. Com todos os seus esforços, ele alcançou um nível muito alto e para mim, hoje, é um dos melhores pilotos da Fórmula 1”, disse Tost.

No entanto, para Franz, o ponto fraco de Sainz em relação a Verstappen está relacionado ao tempo de adaptação. Na visão do dirigente, o neerlandês consegue ser rápido logo no primeiro contato com um carro. O espanhol, por sua vez, precisa de um pouco mais de tempo para entender e extrair todo o potencial do equipamento. E isso ficou claro em 2015.

“Ele é um piloto que não é rápido instantaneamente, precisa de algumas voltas, mas depois analisa tudo, trabalha os pontos fracos e é capaz de atingir aquele alto nível que está demonstrando hoje. Depois daquele ano [2015], ficou claro que Max seria o substituto de Kvyat, ele era simplesmente mais rápido”, seguiu o chefe da AlphaTauri.

Para Tost, Sainz se tornou um dos melhores pilotos no grid da F1 (Foto: AFP)

“Em 2015, Max era realmente um novato, só fez Fórmula 3, Carlos já havia corrido na Fórmula BMW, Fórmula Renault, em outros campeonatos, ele estava muito mais preparado e eles brigaram muito entre si, ali pudemos ver a velocidade natural do Max. A Red Bull tomou a decisão certa”, finalizou Tost.

A Alpine irá lançar o A424 em 7 de fevereiro de 2024, já em preparação para o novo campeonato do WEC. Por outro lado, o encerramento da F1 2023 acontece neste fim de semana, com o GP de Abu Dhabi.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.