Alpine reorganiza departamento técnico antes do começo da temporada 2022 da F1

A Alpine decidiu promover mudanças significativas no comando técnico antes do início da temporada. A equipe francesa trabalha para escalar o pelotão intermediário da Fórmula 1 em 2022

A Alpine anunciou mudanças importantes em seu departamento de engenharia para a temporada de 2022 da Fórmula 1. Agora, Pat Fry passará a chefiar o corpo técnico, enquanto Matt Harman é o novo diretor-técnico da equipe francesa. As alterações ocorrem na esteira da saída do diretor-executivo, Marcin Budkowski, no início do mês. O time azul também decidiu dispensar os serviços de Alain Prost.

As promoções têm como objetivo fazer a equipe gaulesa entrar na briga pelo campeonato nos próximos anos. A esquadra, que chegou a vencer o GP da Hungria de 2021, terminou o Mundial do ano passado na quinta colocação. E agora o desejo é, claro, ir além, impulsionada pelo novo regulamento.

Antigo designer da McLaren e Ferrari e ex-diretor-técnico da Alpine, Fry será o responsável por todas as atividades técnicas em Enstone, base do time. O engenheiro de 57 anos apontará metas de performance do carro, além de assumir o trabalho de estratégia de desenvolvimento a longo prazo da equipe dentro do teto de gastos.

Pat Fry vai assumir a chefia técnica da Alpine em 2022 (Foto: Renault)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Já Harman deixa de ser o diretor de engenharia para comandar e estruturar a parte técnica da equipe. Harman trabalhou 18 anos na Mercedes, onde foi chefe de design da unidade de potência e transmissão entre 2011 e 2018. A expectativa da Alpine é que sua experiência ajude a integrar o motor Renault com o chassi do carro.

Diretor-executivo, Laurent Rossi afirmou que “estamos reforçando consideravelmente a Alpine com Pat e Matt no centro da engenharia em Enstone. Pat é um dos engenheiros mais experientes na Fórmula 1, enquanto a ambição e competência de Matt serão cruciais para extrair todo o potencial dos nossos carros de corrida, em particular por sua experiência em combinar chassis com desenvolvimento de motor”.

O novo carro da Alpine, o A522, será apresentado no dia 21 deste mês. Os primeiros testes de pré-temporada da Fórmula 1 acontecem em Barcelona, nos dias 23 a 25 de fevereiro, e a temporada se inicia com o GP do Bahrein no dia 20 de março.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.