Audi trabalha para adquirir controle total da Sauber antes da temporada 2025 da Fórmula 1

De acordo com o jornal italiano Corriere dello Sport, a Audi decidiu pisar fundo no projeto da Fórmula 1 para 2026 e resolveu adiantar o processo de aquisição total da Sauber para antes do início da temporada 2025

A edição desta terça-feira (20) do jornal italiano Corriere dello Sport trouxe a informação de que a Audi estaria muito próxima de dar o último passo em seu plano de tomar o controle total das operações da Sauber e, assim, adquirir 100% do time de Hinwil já no dia 1º de janeiro de 2025, um ano antes do que estava inicialmente previsto.

Ainda de acordo com o portal, a operação está em estágio avançado, já que apenas alguns detalhes impedem o aperto de mãos definitivo entre a montadora alemã e o Islero Investiments, grupo proprietário da escuderia que atualmente ocupa a última posição no Mundial de Construtores.

A Audi adquiriu 50% da Sauber quando ambas fecharam um acordo de olho em 2026, isso ainda no segundo semestre de 2022. Originalmente, a ideia era que a fabricante comprasse mais 25% em algum momento de 2024 e terminasse o ano atual dona de 75% da companhia. Os 25% finais restariam para que fossem adquiridos antes do fim de 2025.

Entretanto, os planos mudaram desde que Gernot Döllner assumiu como diretor-executivo, há um ano atrás. O empresário começou a preparar um acordo para adiantar todo o processo e pisar fundo no projeto da Fórmula 1 o mais rápido possível, dando à Audi o controle operacional total da equipe antes de 2026, em vez de ser somente sócia-majoritária.

A Sauber é a última colocado no Mundial de Construtores (Foto: Sauber)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Sauber eleva status de ‘equipe zumbi’ ao quadrado e piora com força o que já era ruim

Vale esclarecer que, mesmo se a montadora alemã assumir o comando no início de 2025, a equipe ainda vai competir a próxima temporada sob o nome de Sauber, já que as mudanças aconteceriam de imediato somente nas questões gerenciais, sem qualquer alteração no âmbito esportivo.

Nos últimos meses, a equipe suíça promoveu mudanças importantes no corpo técnico. Apesar da perda de nomes importantes como Andreas Seidl, que ocupava a função de diretor-executivo do projeto, e Oliver Hoffmann, ex-presidente do conselho de administração da empresa, a montadora apagou o incêndio às pressas e anunciou a chegada de Mattia Binotto, ex-Ferrari, para tomar as decisões importantes a partir de agora.

Além do italiano, profissionais como James Key, na função de diretor-técnico, Stefan Strähnz, diretor do programa da equipe na F1, e Jonathan Wheatley, que atualmente trabalha como diretor-esportivo da Red Bull, são outras contratações de alto calibre que agora fazem parte do projeto.

Para o próximo ano, a Sauber já definiu Nico Hülkenberg como um dos pilotos. O companheiro do alemão ainda é desconhecido, embora alguns candidatos apareceram nas últimas semanas, entre eles Álex Palou, bicampeão da Indy, e Gabriel Bortoleto, brasileiro que compete pela Invicta na Fórmula 2.

Fórmula 1 retorna das férias neste fim de semana, entre os dias 23 e 25 de agosto, no GP dos Países Baixos, em Zandvoort.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.