Sainz admite que “vitória ajuda”, mas diz: “Não corro para impressionar chefes de equipe”

Desempregado para a temporada 2025, Carlos Sainz reconheceu que a vitória no GP da Austrália traz peso ao seu passe, mas enfatizou que corre para provar a si mesmo do que é capaz

Carlos Sainz deixou claro após a vitória no GP da Austrália que não está atrás de performances para impressionar nenhum chefe de equipe na Fórmula 1. Ainda sem emprego garantido para 2025, o espanhol afirmou que o único objetivo que tem em mente é “provar a si mesmo que pode estar no topo”.

O triunfo em Melbourne veio duas semanas após ser submetido às pressas a uma cirurgia depois de ser diagnosticado com apendicite. Sainz perdeu o GP da Arábia Saudita, sendo substituído pelo jovem Oliver Bearman, mas montou um verdadeiro plano de recuperação para estar apto já na corrida seguinte, na Austrália.

O empenho surtiu efeito. A Ferrari ainda demonstrou forte ritmo de corrida desde as simulações nos treinos livres e se aproveitou da quebra de Max Verstappen para fazer dobradinha, com Sainz novamente no degrau mais alto do pódio.

Foi uma performance que rendeu elogios de Christian Horner, chefe da Red Bull, que não descartou o nome do espanhol para o ano que vem, uma vez que o contrato de Sergio Pérez termina ao final de 2024. Toto Wolff, líder da Mercedes, também admitiu que Carlos está na lista de candidatos à vaga de Lewis Hamilton.

Carlos Sainz impressionou bastante após vencer o GP da Austrália (Foto: Ferrari)

Sainz foi questionado na coletiva de imprensa pós-GP se a vitória o ajudaria a garantir um assento na F1 na próxima temporada. “Sem dúvida, mal não faz”, reconheceu o piloto, afirmando, contudo, que “ainda estou sem emprego para o ano que vem”.

“Acho que vai ajudar, mas não sei. Acredito que todo mundo sabe mais ou menos o que sou capaz de fazer. Corro por mim mesmo, para continuar provando a mim mesmo que posso vencer sempre que tiver um carro competitivo e sempre que houver a chance de vencer em um fim de semana”, frisou.

“Não corro para provar aos chefes de equipe ou às pessoas o meu valor. Corro para provar a mim mesmo que se me derem um carro, posso estar no topo. Essa e a mentalidade e a abordagem que te tenho e terei pelo resto da temporada”, concluiu Sainz, que chegou a 40 pontos na classificação, 11 a menos que o líder, Verstappen.

Fórmula 1 retorna com a temporada 2024 em duas semanas, entre os dias 5 e 7 de abril, com o GP do Japão, em Suzuka.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.