Sainz bate Leclerc e lidera 1-2 da Ferrari no TL1 do México. Fittipaldi tem problema
O primeiro treino livre do GP da Cidade do México de Fórmula 1 terminou contando com duas bandeiras vermelhas nos minutos finais. O líder foi Carlos Sainz
A temporada 2022 já tem um campeão e está chegando perto do fim, mas a perna das Américas ainda está longe de terminar. Após o GP dos Estados Unidos e com o Brasil por receber a categoria em duas semanas, o GP da Cidade do México começou a valer com o primeiro treino livre, na tarde desta sexta-feira (28), no autódromo Hermanos Rodríguez. Com o asfalto quente e a pressão do ar menor por conta da altitude local, os carros se mantiveram na pista para bastante quilometragem e, no fim das contas, Carlos Sainz terminou na liderança.
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Sainz terminou com apenas 0s046 de vantagem para Charles Leclerc no que terminou sendo uma participação curta com pneus macios na pista. Assim, a Ferrari se garantiu à frente da Red Bull, que esteve próxima. Sergio Pérez e Max Verstappen tiveram voltas iguais, 0s120 mais lenta que a de Sainz, e foram terceiro e quarto colocados.
Quem levou a pior na sessão foi Pietro Fittipaldi, que teve de abandonar a atividade mais cedo que o desejado por conta de problemas com o motor no carro da Haas. O bólido perdeu potência e fez, assim, com que a equipe pedisse que o piloto brasileiro, que assumia o cockpit de Kevin Magnussen, encostar na pista e causar o que foi a primeira bandeira vermelha do treino. Depois, o TL1 terminou quando Liam Lawson, a quatro minutos do final, parou com fogo na AlphaTauri.
O fim de semana começou movimentado. A FIA definiu as punições distribuídas para Red Bull e Aston Martin por conta dos desrespeitos respectivos do time austríaco e do time inglês com relação ao teto orçamentário de 2021. Além disso, o órgão também definiu abolir a punição dada a Fernando Alonso no GP dos Estados Unidos, devolvendo o bicampeão ao sétimo lugar no que tinha sido uma atuação de destaque após ser abalroado por Lance Stroll.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Cidade do México de Fórmula 1. Logo mais, o TL2 está marcado para as 18h (de Brasília, GMT-3).
Confira como foi:
Era um dia de mormaço na região do complexo esportivo de Magdalena Mixhuca, na Cidade do México, onde está o autódromo Hermanos Rodríguez. Apesar do nublado e da temperatura ambiente em 25°C no momento em que a atividade inicial começou, a pista colava em 47°C de calor intenso para os pneus.
O treino livre tinha novidades, como é tendência neste fim de ano, de pilotos reservas e novatos de toda a sorte participando da sessão. Pietro Fittipaldi era um deles, assumindo a Haas de Kevin Magnussen. Liam Lawson assumia a AlphaTauri de Yuki Tsunoda, Nyck de Vries ficava com a Mercedes de George Russell, Jack Doohan ocupava o assento de Esteban Ocon, ao passo que Logan Sargeant estava na Williams de Alex Albon. Assim como na semana passada, 20% do grid era diferente.
Sebastian Vettel foi quem abriu os trabalhos na pista. Após uma exibição de gala nos Estados Unidos, colava no vizinho do sul com moral para encerrar a última temporada dele na Fórmula 1. Mas a pista logo ficou movimentada, com a McLaren enviando sua dupla de pilotos, bem como a Alpine e De Vries.
É bom lembrar que, como o segundo treino livre será de testes dos pneus protótipos da Pirelli para 2023, assim como em Austin, o TL1 ganhava muito mais importância para ajustes visando o fim de semana.
Sinal de algum problema ainda nos primeiros minutos, quando apareceu uma fumaça escura no carro de Lawson. O piloto da Fórmula 2 rapidamente retornou aos boxes.
Enquanto isso, Max Verstappen aparecia na pista com os pneus duros, como a maioria dos pilotos fazia para abrir o TL1, e pulava para a dianteira com o tempo de 1min22s291. Sergio Pérez pingava quase 0s4 atrás, mas em segundo. Charles Leclerc seguia fora da pista após dez minutos.
A imagem se voltou a Doohan e deu para ver claramente que tinha um capacete em homenagem ao pai, Mick Doohan, lenda histórica da motovelocidade. O papai Doohan, aliás, lá estava, na garagem da Alpine, e as câmeras foram capturar. Embora Jack tenha andado rápido, o reserva de mais destaque era Lawson, pingando no décimo lugar com a AlphaTauri.
Leclerc só foi para pista após 20 minutos e usando pneus macios. Quase que um ponto final na era dos pneus duros na atividade. E, com a borracha de faixa vermelha, não havia dúvidas: Charles passou 0s7 mais veloz que Max e assumiu a dianteira. Lando Norris foi junto e passou ao segundo posto momentâneo.
As voltas iam caindo e se reorganizando conforme os pneus macios apareciam, mas nem tudo era sonho. Verstappen rodou na curva dez e falou, quase achando graça, que a pista tinha pouquíssima aderência. Outra questão era com Daniel Ricciardo, que relatou problema nos freios e logo apareceu com o carro desmontado na garagem da McLaren.
Sainz também deu a volta dele de pneus macios e, com 1min20s707, tomou a dianteira de Leclerc por 0s046. Pérez vinha na frente de Verstappen, enquanto Fernando Alonso, Valtteri Bottas, Norris, Pierre Gasly, Vettel e Guanyu Zhou formavam o top-10 após 35 minutos.
Aí, uma sequência de acontecimentos deu gostinho ao treino livre. Inicialmente, Gasly ficou irritado ao ser bloqueado por Nicholas Latifi e ironizou. “Bom trabalho, Nicholas”, disse. Em seguida, Zhou apareceu parado na saída do pit-lane. O carro da Alfa Romeo morreu, forçando uma bandeira amarela para ver se conseguiam fazer funcionar. Enquanto isso acontecia, Fittipaldi teve problemas. Com o carro perdendo potência, a equipe pediu que Pietro parasse o carro na pista. Bandeira vermelha e fim de sessão para ele.
Azar dele e da equipe. Pelo segundo fim de semana seguido, um reserva da Haas não consegue terminar o treino livre. Antonio Giovinazzi bateu em Austin, enquanto Pietro, embora inocente, também teve de parar mais cedo. Segundo a Haas, o motor provavelmente terá de ser mudado para Magnussen no restante do fim de semana.
Fórmula 1 2022, GP da Cidade do México, Autódromo Hermanos Rodríguez, TL1:
1 | C SAINZ | Ferrari | 1:20.707 | 25 | |
2 | C LECLERC | Ferrari | 1:20.753 | +0.046 | 20 |
3 | S PÉREZ | Red Bull Honda | 1:20.827 | +0.120 | 22 |
4 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:20.827 | +0.120 | 22 |
5 | L HAMILTON | Mercedes | 1:20.849 | +0.142 | 17 |
6 | F ALONSO | Alpine | 1:20.899 | +0.192 | 26 |
7 | V BOTTAS | Alfa Romeo Ferrari | 1:21.083 | +0.376 | 23 |
8 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:21.120 | +0.413 | 21 |
9 | P GASLY | AlphaTauri Honda | 1:21.310 | +0.603 | 25 |
10 | S VETTEL | Aston Martin Mercedes | 1:21.525 | +0.818 | 24 |
11 | D RICCIARDO | McLaren Mercedes | 1:21.762 | +1.055 | 16 |
12 | G ZHOU | Alfa Romeo Ferrari | 1:21.820 | +1.113 | 20 |
13 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:21.865 | +1.158 | 24 |
14 | M SCHUMACHER | Haas Ferrari | 1:21.952 | +1.245 | 22 |
15 | N LATIFI | Williams Mercedes | 1:22.912 | +2.205 | 20 |
16 | L LAWSON | AlphaTauri Honda | 1:23.861 | +3.154 | 19 |
17 | L SARGEANT | Williams Mercedes | 1:24.246 | +3.539 | 22 |
18 | N DE VRIES | Mercedes | 1:24.582 | +3.875 | 20 |
19 | J DOOHAN | Alpine | 1:24.615 | +3.908 | 13 |
20 | P FITTIPALDI | Haas Ferrari | 1:26.766 | +6.059 | 9 |