Sainz diz que nova Ferrari é “mais reativa” do que carro de 2021: “Suspensões duras”

Carlos Sainz só pilotou nova F1-75 da Ferrari pelo simulador, mas notou carro ainda mais sensível do que em 2021 e previu que pilotos ainda vão precisar de tempo para se adaptar

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Após uma primeira temporada chocante pela Ferrari, em que desbancou o ‘queridinho’ da escuderia, Charles Leclerc, Carlos Sainz espera por mais dificuldades em 2022 com o novo regulamento técnico da F1. De acordo com o espanhol, os novos carros da categoria são ainda mais punitivos que os anteriores, ou seja, precisam de apenas um pequeno erro para tirar os pilotos do rumo. Assim, o #55 espera que seja necessário um tempo de adaptação aos competidores do grid.

“Até o ano passado, nós pilotamos os melhores carros da história da F1, muito equilibrados mas imperdoáveis”, disse Sainz ao jornal italiano Corriere della Sera. “Se você perdesse o controle por um instante, você bateria. Essa Ferrari [de 2022] me parece ainda mais reativa, as suspensões são mais duras, teremos que nos acostumar a gerenciar isso”, explicou.

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Carlos Sainz somou quatro pódios em 2021 e fechou ano em quinto lugar, com 164.5 pontos (Foto: Ferrari)

Para Sainz, o tempo necessário de adaptação à nova F1-75 da Ferrari depende da facilidade de pilotagem apresentada pelo carro. O espanhol ainda admitiu não esperar por grandes mudanças nos primeiros dias de pré-temporada, em Barcelona. O próprio Carlos ainda não entrou no cockpit do novo carro, com testes realizados apenas no simulador.

“Se for fácil de pilotar, tudo acontece mais rápido. Os tempos de volta aparecem quase que por si mesmos”, pontuou. “Então, você precisa comparar os dados com os dos outros. eu não acho que o primeiro teste em Barcelona seja o suficiente, mas no Bahrein vamos ter algumas informações mais definitivas”, opinou.

Por fim, Sainz abordou uma possível renovação com a Ferrari para os próximos anos. Apesar de ter tido rendimento superior ao de Leclerc ao final do Mundial de Pilotos de 2021, o espanhol vê seu contrato se encerrar ao final de 2022 — Charles, por outro lado, tem vínculo garantido até o encerramento da temporada 2024.

Última corrida de Sainz na temporada 2021 teve direito a pódio, com terceiro lugar no controverso GP de Abu Dhabi (Foto: Ferrari)

No entanto, Sainz diz não se preocupar com a renovação do vínculo, já que na opinião do espanhol, é uma vontade mútua compartilhada entre ele e a Ferrari.

“Como [Mattia] Binotto disse, estamos satisfeitos. Pretendemos continuar juntos e esse inverno é uma oportunidade para chegarmos a um acordo”, disse. “Estamos tentando. Se tornar um campeão mundial com a Ferrari é minha maior ambição. Eu gostaria de renovar o mais rápido possível”, encerrou.

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