Sainz vê “fim de semana de sprint” em Zandvoort após quebra na sexta-feira

Carlos Sainz deu poucas voltas em Zandvoort nesta sexta-feira (23) após clima prejudicar TL1 e caixa de câmbio quebrar no TL2

A sexta-feira (23) do GP dos Países Baixos viu pouca ação do carro #55 de Carlos Sainz. O piloto da Ferrari afirmou que conseguiu dar apenas três voltas rápidas pela manhã no TL1, que ficou marcado por fortes ventos e chuva. Depois, no TL2, a caixa de câmbio da SF-24 quebrou, forçando o abandono do espanhol, que lamentou as infelicidades e disse que o fim de semana virou uma rodada de sprint. 

Sainz destacou que, com apenas o TL3 pela frente, a equipe vai ter de correr contra o relógio para “recuperar o tempo perdido”. Com isso, o espanhol pregou urgência para atingir o ritmo desejado o quanto antes no sábado (24). 

Além disso, Sainz destacou que era mais importante ainda ter uma sexta-feira produtiva em Zandvoort, porque, segundo o piloto, essa é uma das pistas mais desfavoráveis para a Ferrari. 

“Basicamente não andamos no TL1 por conta do clima, fizemos apenas três voltas. Depois, todo mundo estava correndo atrás do prejuízo no TL2. Tivemos um problema na caixa de câmbio, o que impediu a gente de completar mais de duas ou três voltas de novo. Então vamos entrar no sábado como se fosse um fim de semana de sprint, porque teremos apenas uma sessão de treinos pela frente. Então vou ter de começar com tudo o TL3 amanhã e tentar chegar ao ritmo imediatamente. Ainda assim, espero ter uma boa performance”, comentou.

Carlos Sainz (Foto: AFP)

Além dos problemas com Sainz, a Ferrari ainda viu Charles Leclerc não demonstrar um forte ritmo nesta sexta-feira. O monegasco fechou o TL1 em 13º e o TL2 em nono.

“Não é o ideal, precisávamos de ambos os carros na pista hoje, porque sabemos que essa é uma das mais complicadas para nós por conta das longas curvas e do alto downforce. Então seria bom ter os dois carros no circuito para tentar algo, mas, como disse, amanhã é focar no TL3 para tentar recuperar o tempo perdido e se preparar para a classificação e a corrida”, continuou. 

Por outro lado, Sainz garantiu que o problema na caixa de câmbio não será um fator neste fim de semana. Com isso, resta correr atrás do prejuízo a partir de sábado. 

“Pelo lado positivo, isso não deve afetar o resto do fim de semana. Neste sentido, deve ser tranquilo”, afirmou. 

O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP dos Países Baixos de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No sábado (24), o TL3 abre o dia às 6h30, ao passo que a classificação será às 10h. Por fim, no domingo (25), os pilotos disputam a corrida em Zandvoort a partir das 10h.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: F1 volta das férias imprevisível e com briga múltipla por título dos Construtores

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.