“Nunca vivi algo assim”: Pilotos reagem à previsão de rajadas fortes em Zandvoort

Previsão do tempo aponta ventos de até 80 km/h em Zandvoort durante os treinos livres de sexta-feira

A expectativa para o primeiro dia de treinos livres do GP dos Países Baixos de Fórmula 1 é de que o vento seja um importante protagonista. A previsão é de que as rajadas em Zandvoort atinjam a casa dos 80 km/h durante a sexta-feira, podendo diminuir de intensidade ao longo do fim de semana. Com isso, vários pilotos já estão preocupados com o tempo, incluindo Lando Norris, que afirmou que viverá uma situação inédita na carreira

O piloto da McLaren destacou nesta quinta-feira (22) a importância que os ventos têm dentro da pista e afirmou que uma situação dessas pode ser perigosa para os pilotos. Além disso, confessou que não sabe ao certo o que esperar nestas condições.

Norris, inclusive, busca uma melhor performance em Zandvoort neste ano em comparação com as demais temporadas. O britânico nunca terminou acima da sétima posição no circuito neerlandês, enquanto o principal rival dele em 2024, Max Verstappen, venceu todas as três edições da prova desde 2021.

“É muito mais complicado do que as pessoas pensam. Mesmo quando está entre 20 e 25 km/h, já é muito. Quando está a 10km/h, você já percebe a diferença. 25 km/h constantes já fica difícil, mas serão 40, 50, 60, 70, 80 km/h. Nunca vivi algo assim”, disse.

Lando Norris e Alexander Albon (Foto: Bryn Lennon)

“Pode ser bastante perigoso, porque se entrar em uma curva em uma determinada velocidade, como na curva 7, com ventos de 60, 70, 80 km/h, isso muda o carro. Não há nada que possa fazer como piloto, você estará na brita ou no muro. Não sei o que esperar”, assumiu. 

Para o companheiro de Norris, o mais impactante é a perda de downforce. Oscar Piastri afirmou que “será como pilotar um carro de F2” nesses ventos e também apontou a possibilidade de chuva ao longo do fim de semana em Zandvoort

“A quantidade de downforce que se perde, dependendo da direção do vento, é enorme. Em algumas curvas, será como pilotar um carro de F2 amanhã (sexta). É uma mudança enorme e também muito difícil para nós, porque é claro que não conseguimos sentir bem o vento. Você pode sentir quando está vindo lateralmente, mas quando está com vento contrário ou favorável, nem sempre é tão fácil dizer”, comentou.

“E se sentir uma rajada no momento errado, estará completamente fora do controle em alguns aspectos. Então, acho que vai ser um fim de semana interessante, com vento e chuva”, completou. 

Oscar Piastri (Foto: McLaren)

Charles Leclerc foi outro piloto que destacou o perigo dos fortes ventos que serão enfrentados na sexta-feira. Mesmo com a condição melhorando no sábado, o ferrarista espera que as rajadas sigam sendo um fator até a corrida.

“Não creio que existam carros feitos para o vento que prevemos para amanhã. Não tenho certeza se haverá muitos carros na pista caso seja assim. Acho que entre sábado e domingo o vento acalma, mas ainda continuará extremamente forte”, analisou.

Alexander Albon destacou que os pilotos estão voltando de quase um mês de férias e encarar um cenário desses é bom para “acordar e voltar”. 

“Vai ser um desafio interessante, porque tivemos uma pausa de quase três semanas. Muitas pessoas estavam passeando em barcos e fazendo outras coisas, e agora temos uma pista estreita e sinuosa, alto downforce e ventos fortes. É uma boa forma de acordar e voltar”, pontuou.

O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP dos Países Baixos de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. Na sexta-feira (23), o primeiro treino livre está marcado para as 7h30 (de Brasília, GMT-3), com a segunda sessão será ao 11h30. No sábado (24), o TL3 abre o dia às 6h30, ao passo que a classificação será às 10h. Por fim, no domingo (25), os pilotos disputam a corrida em Zandvoort a partir das 10h.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: F1 volta das férias imprevisível e com briga múltipla por título dos Construtores

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.