Sainz e Pérez escapam de punições por “incidente de corrida” no GP do Azerbaijão

Apesar de apontar que Sergio Pérez poderia ter feito mais para evitar a forte colisão com Carlos Sainz no final do GP do Azerbaijão, os comissários da FIA entenderam que se tratou de "incidente de corrida", deixando os dois livres de qualquer punição

O forte acidente entre Carlos Sainz e Sergio Pérez na briga pelo último lugar do pódio do GP do Azerbaijão saiu sem punições para ninguém. Já na noite deste domingo (15), em Baku, os comissários da FIA ponderaram que o mexicano poderia ter feito mais para evitar o choque, mas entenderam o lance como “incidente de corrida”.

No documento que absolve os dois pilotos, os comissários afirmam ter observado telemetria e dados das voltas anteriores dos envolvidos, comparando ângulo na pista e outros fatores. Segundo a FIA, a distância entre os carros era muito pequena, mas era Pérez quem tinha meios para tentar evitar a colisão.

Os comissários entenderam que Sainz fez os movimentos que vinha fazendo naturalmente e que, ainda que tenha mexido levemente o carro, tinha visão comprometida do rival. Pérez, por sua vez, estava na linha normal, mas “poderia ter feito mais para evitar a batida porque tinha uma visão melhor”,, segundo o documento oficial.

De todo modo, o documento deixa claro que nenhum dos dois se moveu de forma brusca, o que explica como ambos acabaram isentados de punição. Nas declarações, porém, tanto Sainz quanto Pérez saíram inconformados com a batida. A Red Bull, inclusive, atacou o espanhol, dizendo que o #55 “atravessou a pista“.

Sergio Pérez fazia ótimo GP do Azerbaijão (Foto: Red Bull Content Pool)

A falta de punição acabou sendo melhor para Pérez, que já tem 8 pontos na carteira e ficaria bem próximo de uma suspensão. Sainz, enquanto isso, tem só 1 pontinho.

Para o campeonato, a batida foi terrível para ambos e também para as equipes, que viram a McLaren escapar na frente. Sainz aparece em quinto na tabela, com 184 pontos, enquanto Pérez desceu para oitavo, com 143.

Fórmula 1 volta na semana que vem, de 20 a 22 de setembro, em Singapura, 18ª etapa da temporada 2024, nas ruas de Marina Bay.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
 LEIA TAMBÉM: McLaren ultrapassa Red Bull com vitória de Piastri em Baku. Confira classificação

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.