‘Caso Massa’ vira tabu e faz Fórmula 1 entrar em lei do silêncio no GP de São Paulo

Na primeira visita ao Brasil durante a busca de Felipe Massa pelo título mundial de 2008, Fórmula 1 entra em silêncio e se nega a falar sobre assunto

É fim de semana do GP de São Paulo em 2023 e, naturalmente, o assunto Felipe Massa ganha tração nos contornos de Interlagos. Afinal, o ex-piloto da Ferrari era figurinha carimbada no evento desde que se aposentou, inclusive conduzindo entrevistas pós-atividades de pista no ano passado. Mas a batalha judicial que move em busca do título de 2008 mudou a situação. O assunto Massa passou a causar constrangimento na Fórmula 1 com direito até a lei do silêncio.

Logo no começo da semana, a mera visita de Massa já era debatida. Felipe recebeu um pedido da Fórmula 1 para não comparecer ao GP da Itália, meses atrás, por conta da forte conexão que tem com os torcedores da Ferrari. E não foi, de fato. Mas Massa garantiu que não houve novos contatos e, desta feita, podia participar.

A assessoria de imprensa da F1 respondeu ao GRANDE PRÊMIO que Massa “é bem-vindo” ao GP de São Paulo, mas nada tratou sobre o convite de embaixador da F1, que é como ele participou de eventos no passado. Segundo Massa, ser embaixador era o que justificaria a participação. Até a última quinta-feira, porém, o piloto ainda não havia batido o martelo sobre estar ou não.

Ainda na quinta-feira, durante a coletiva oficial da FIA para os pilotos, um quinteto formado por Lewis Hamilton, Charles Leclerc, Carlos Sainz, Logan Sargeant e Valtteri Bottas foi questionado sobre a buscar de Massa pelo título. A sala silenciou. Sainz respondeu que “não acha nada”, enquanto Hamilton se resumiu a dizer que “não pensa no assunto”. Ninguém mais falou.

Felipe Massa não é presença confirmada no GP de São Paulo deste ano (Foto: Ferrari)

Faltava a chefia da Fórmula 1 ser indagada sobre o caso e a presença de Felipe. O GRANDE PRÊMIO questionou Stefano Domenicali, chefão da categoria, sobre Massa durante a coletiva em que anunciou a extensão contratual do GP de São Paulo por mais cinco anos. Quer dizer, o GRANDE PRÊMIO tentou indagar. Ao ouvir o nome de Massa, a organização da F1 agiu rapidamente para interromper a reportagem e mudar de assunto.

Lembre o que aconteceu no ‘Caso Massa’ desde GP da Itália

Na rodada de Monza, inclusive, torcedores da Ferrari estenderam uma faixa em frente aos boxes em que se lia: “Felipe Massa, campeão do mundo de 2008”. A categoria, incomodada com a situação, pediu para que os torcedores removessem o artefato.

Massa busca medidas legais para ser reconhecido como campeão mundial da temporada 2008, na qual foi vice na pista. O estopim foi uma declaração de Bernie Ecclestone, antigo chefão do Mundial, que admitiu ter conhecimento — ainda durante 2008 — da manipulação de resultado da Renault no GP de Singapura daquela temporada.

Na ocasião, a equipe francesa arquitetou um acidente de Nelsinho Piquet, piloto do time, para facilitar a vitória de Fernando Alonso — o que prejudicou Massa. Oficialmente, o escândalo fora conhecido apenas em 2009, o que impedia qualquer possível ação sobre o resultado esportivo da temporada.

O brasileiro insiste que “nada é contra” Lewis Hamilton, campeão daquela temporada, e que foi atrás daquele que considera seu título depois da entrevista de Ecclestone admitindo que já sabia do episódio. Felipe ainda afirmou que se sente “vítima de uma conspiração”.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL e cobre o GP de São Paulo de Fórmula 1 ‘in loco’ com Evelyn Guimarães, Gabriel Carvalho, Gabriel Curty, João Pedro Nascimento, Luana Marino, Pedro Henrique Marum e Rodrigo Berton. Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação, da sprint e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que acontece na etapa brasileira.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

🔴F1 2023 AO VIVO em SÃO PAULO: acompanhe a CLASSIFICAÇÃO no GRANDE PRÊMIO
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.