Catar ou Singapura na vaga da Rússia e África do Sul em 2024: os próximos passos da F1

A Fórmula 1 trabalha para resolver os calendários de 2022 e 2024. Neste ano, a possibilidade é de um GP do Catar ou de um segundo GP de Singapura; no futuro, de um retorno ao continente africano, na África do Sul, após três décadas de ausência

Lance Stroll sofre acidente no TL3 na Austrália (Vídeo: F1)

Seguindo tendência já observada em anos anteriores, o calendário da Fórmula 1 segue em ebulição. A alta popularidade da categoria abre portas para novas pistas e novas corridas. Depois de anunciar um GP em Las Vegas para 2023, a categoria se prepara para um retorno à África do Sul em 2024, informa a revista alemã Auto Motor und Sport.

De acordo com a publicação, representantes sul-africanos já conversam com a Fórmula 1 sobre uma corrida em Kyalami, pista que não recebe GPs desde 1993. O traçado da África do Sul cumpriria a importante função de trazer a África de volta ao calendário, algo desejado por Lewis Hamilton, por exemplo. Isso levaria o calendário vigente a um total de 24 corridas, a menos que a F1 introduza um sistema de rotação de GPs – algo que, ainda de acordo com a Auto Motor und Sport, já se discute nos bastidores da F1.

Essa não é a única surpresa possível quando o assunto é calendário. A revista ainda indica que, caso um sistema de rodízio de pistas seja de fato implementado, GPs considerados tradicionais correm risco de cair fora do calendário. Isso vale até para Mônaco, que já não é unanimidade tão óbvia aos olhos da gestão do Liberty Media. Outras pistas europeias – Spa-Francorchamps e Paul Ricard, por exemplo – também teriam de lutar para prevalecer e garantir espaço em caso de rotação de GPs.

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Singapura com rodada dupla? Pode acontecer em 2022 (Foto: F1)

Quando o assunto é o calendário de 2022, os olhos da F1 se voltam para a Ásia. Ainda há um buraco a ser preenchido no calendário após o cancelamento do GP da Rússia, e a Auto Motor und Sport vê duas possíveis soluções como mais prováveis. Ou a categoria retorna ao Catar, ou realiza uma segunda corrida em Singapura.

As duas opções surpreendem, e por motivos diferentes. O Catar, apesar de já ter recebido a F1 em 2021, planejava retornar apenas em 2023 – 2022 seria um ano de foco na Copa do Mundo, que já vai exigir o máximo da capacidade hoteleira e turística do país. No caso de Singapura, a surpresa é pela realização de uma segunda corrida em uma pista de rua, afetando o cotidiano da cidade-estado – todas as rodadas duplas realizadas pela F1 de 2020 para cá foram em circuitos permanentes, sem bloquear ruas por mais do que alguns dias. A alternativa, entretanto, faria mais sentido de um ponto de vista logístico – Marina Bay já está marcada para receber corrida em 2 de outubro, logo após a data original do agora finado GP da Rússia.

Enquanto a F1 tenta encaixar as peças do quebra-cabeças para formar um calendário, equipes e pilotos focam no GP da Austrália. A corrida em Melbourne, terceira da temporada 2022, acontece neste fim de semana. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL.

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