CEO da F1 vê “evolução do esporte” com entrada da Cadillac e diz: “Ansioso para 2026”
Stefano Domenicali foi mais um que comemorou o anúncio oficial da entrada da Cadillac e agradeceu à General Motors por todos os esforços que foram empregados ao longo dos últimos meses
Após dizer, há alguns dias, que a entrada da Cadillac no grid da Fórmula 1 era apenas “questão de formalidade”, Stefano Domenicali comemorou o anúncio oficial da aceitação da nova equipe a partir da temporada 2026, feito nesta sexta-feira (7). De acordo com o CEO da categoria, o interesse da General Motors em se tornar parte do campeonato foi uma “demonstração importante e positiva da evolução” do esporte.
Em novembro de 2024, a principal classe do automobilismo já tinha chegado a um acordo para que a GM ingressasse no grid a partir do próximo ano, quando um novo regulamento entra em vigor. No entanto, o projeto ainda carecia de uma aprovação final, que consistia em avaliar minuciosamente questões esportivas, técnicas e comerciais.
“Como dissemos em novembro, o compromisso da General Motors em trazer a Cadillac para a Fórmula 1 foi uma demonstração importante e positiva da evolução do nosso esporte”, disse Domenicali por meio de um comunicado.
“Quero agradecer à GM e à TWG Motorsports pelo engajamento construtivo ao longo de muitos meses, e estou ansioso para receber a equipe no grid a partir de 2026 para o que será mais um ano emocionante para a Fórmula 1”, concluiu.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: GPTV alcança 2 milhões de espectadores e prepara novos formatos de exibição
Vale lembrar que a estrutura da Cadillac é a mesma que a Andretti preparou ao longo de todos esse anos. Liderados por Michael Andretti, o time norte-americano iniciou uma jornada rumo à F1, que nunca foi aprovada. A categoria, entretanto, sempre deixou uma porta aberta para que a montadora estivesse no grid no futuro.
Os principais marcos da Andretti nessa jornada foram: firmar a parceria com a Cadillac; criar uma nova fábrica nos arredores de Indianápolis; montar uma sub-sede em Silverstone; e contratar Pat Symonds para a parte técnica, tirando o dirigente da própria F1. Ainda assim, o time sempre recebeu o ‘não’.
No final de setembro do último ano, a Andretti mudou de mãos. Michael, que alegou querer disfrutar a vida, deixou o posto de CEO da estrutura. Investidor de longa data dentro da equipe, Daniel Towriss assumiu o cargo e acelerou o processo para estar na F1. O passo seguinte foi mudar o nome do projeto: saiu a nomenclatura Andretti, dando protagonismo à Cadillac. Foi mais um movimento para receber o aval da categoria para estar no grid em 2026, o que foi consumado nesta sexta-feira.
A Fórmula 1 abre a temporada 2025 entre os dias 13 e 16 de março, no GP da Austrália, em Melbourne. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL. O TL1 está marcado para a noite ainda da quinta-feira (13), a partir das 22h30. O TL2 começa já depois da 0h e, portanto, na madrugada da sexta-feira (14), às 2h. Depois, a situação se repete com o TL3 realizado às 22h30 da sexta-feira, enquanto a classificação define o grid de largada começando às 2h do sábado (15). Por fim, a largada está marcada para a 1h do domingo (16). Tanto classificação quanto corrida terão transmissão do GP em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para comentar na GPTV após o fim de cada dia de atividades.

