CEO nega preocupação sobre futuro de jovens pilotos da Alpine: “Temos muitas opções”

A Alpine tem três pilotos da Fórmula 2 no seu programa de desenvolvimento — Oscar Piastri, Guanyu Zhou e Christian Lundgaard — e outros dois na Fórmula 3: Caio Collet e Victor Martins. Mesmo com sua dupla já definida para a próxima temporada na F1, Laurent Rossi, CEO da equipe anglo-francesa, garante não ter preocupação sobre o futuro dos seus jovens pilotos

Romain Grosjean rodou e atacou de bombeiro em Detroit (Vídeo: Indycar)

O anúncio da renovação de contrato com Esteban Ocon por mais três temporadas fechou uma porta muito almejada para jovens que fazem parte da Academia da Alpine, o programa de desenvolvimento da equipe anglo-francesa para a Fórmula 1. Com Fernando Alonso garantido pelo menos até o fim da próxima temporada, jovens como Guanyu Zhou, Oscar Piastri e Christian Lundgaard, que fazem parte do grid da Fórmula 2, terão de esperar pelo menos mais um pouco. O brasileiro Caio Collet e o francês Victor Martins, que também integram a Academia, aceleram na Fórmula 3 — e vão correr neste fim de semana em Paul Ricard.

No fim de semana do GP de Mônaco, os jovens da Alpine na Fórmula 2 evitaram palavras mais duras sobre a possibilidade — confirmada na última quarta-feira — da não-promoção ao grid da Fórmula 1 no ano que vem. Zhou, por exemplo, é o líder do campeonato. Em caso de título, diz a regra da F2 que um piloto não pode seguir no grid para a temporada seguinte.

LEIA TAMBÉM
+Alpine acerta futuro com Ocon. E destrava mercado de pilotos
+Ocon renova com Alpine até 2024 e mantém dupla com Alonso na F1

+Mercedes coloca Russell de sobreaviso para vaga de Bottas em 2022
+EXCLUSIVO: Alfa Romeo vira opção para Bottas na temporada 2022

OSCAR PIASTRI; FÓRMULA 2; PREMA;
Oscar Piastri é um dos pilotos que fazem parte do programa de desenvolvimento da Alpine (Foto: Fórmula 2)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Laurent Rossi, CEO da Alpine, falou em entrevista ao site holandês RacingNews365 sobre a situação dos seus pilotos. O dirigente citou os jovens da Fórmula 2 e negou preocupação com o futuro dos pupilos. Um dos grandes problemas é que a Alpine, diferente da Ferrari ou mesmo da Red Bull, não tem atualmente nenhuma equipe cliente ou parceira para poder alocar um dos seus pilotos num futuro próximo.

“Temos muitos deles batendo à porta, como Christian Lundgaard e Guanyu Zhou. Faltam uma ou duas sessões de treino livre para ter a superlicença. Oscar Piastri já a tem”, explicou.

“Sinceramente, temos muitos deles, na verdade. No momento, estamos buscando opções para todos eles. Se eles continuam mais um pouco, se vão para outra equipe ou se eles se tornam parte da nossa equipe como piloto reserva em médio prazo”, complementou.

“Estamos analisando todas essas opções e, na verdade, temos muitas. Então, como disse, tenho muita sorte sobre isso”, acrescentou Rossi.

O executivo acredita que, mesmo que uma vaga na Alpine não esteja disponível, que ao menos os pilotos que fazem parte da Fórmula 2 vão poder fazer parte da Fórmula 1 de alguma forma.
“Se o piloto for bom, você sempre vai encontrar um lugar para ele. Várias equipes mostraram interesse nos três pilotos que já mencionei, então não estou muito preocupado, para ser sincero”, concluiu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.