Leclerc admite erros em Ímola e França, mas descarta pressão: “Não precisava compensar”

Charles Leclerc disse que erros nos GPs de Emília-Romanha e França aconteceram por "pilotar sempre no limite" e descartou influência de pressão por resultados

Momento em que Charles Leclerc comete erro e vai diretamente no muro em Paul Ricard (Vídeo: F1TV)

A Ferrari tem acumulado erros ao longo da temporada 2022 da Fórmula 1, com estratégias atabalhoadas e execuções completamente atrapalhadas — que incluem chamar um piloto aos boxes com apenas três pneus em mãos. No entanto, alguns erros de Charles Leclerc chamaram atenção durante o ano, principalmente os cometidos nos GPs de Emília-Romanha e França — este último, quando liderava.

Muito se questionou se os erros de Leclerc não seriam pela pura pressão de estar disputando o título mundial de fato pela primeira vez, mas o piloto não concorda com a ideia. Segundo o companheiro de Carlos Sainz, os equívocos não aconteceram pela pressão de compensar por resultados perdidos, mas por tentar ir até o limite em todas as voltas.

“Nos momentos em que cometi erros, não achei que precisasse compensar por alguma coisa”, explicou Leclerc ao portal inglês RacingNews365. “Era apenas uma óbvia motivação de estar em Ímola [na Itália, país da Ferrari], e então na França. Sim, cometi os erros”, admitiu.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Leclerc rodou na chicane tentando alcançar Verstappen e perdeu pódio no GP da Emília-Romanha (Foto: Reprodução/F1)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Mas acho que isso poderia ter acontecido em qualquer momento da temporada”, avaliou. “Para mim, não é assim. Eu tento ir até o limite o tempo inteiro, então acabei sofrendo com um grande erro na França e um menor em Ímola. Não posso mudar isso”, lamentou.

O piloto ainda fez questão de defender a equipe, ao criticar a frequência dos comentários que condenam o desempenho de 2022. Para Charles, os erros em sequência puxaram toda a atenção para a Ferrari, o que prejudicou ainda mais o time italiano. Ainda assim, o monegasco admitiu que o time italiano precisa trabalhar na execução de seus protocolos de corrida.

“Eu sinto que isso tem sido muito mais falado do que deveria”, criticou. “Obviamente, olhando para a diferença de pontos, é gigante — e tivemos várias perdas consecutivas de pontos em determinado momento, tudo que estávamos fazendo vivia sob os holofotes. Como equipe, nós precisamos executar melhor as coisas aos domingos. É nisso que deveríamos trabalhar”, finalizou.

A Fórmula 1 se prepara para retomar a disputa da temporada, após a confirmação do bi de Max Verstappen, no GP dos Estados Unidos. A etapa de Austin, disputada no Circuito das Américas, está marcada para acontecer entre os dias 21 23 de outubro.

Leclerc rodou sozinho e perdeu pódio em Ímola (Vídeo: TSN/F1)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.