Chefe almeja mais competitividade para conseguir manter Vettel na Aston Martin

Velho conhecido do piloto alemão, Mike Krack tem objetivo de criar um carro com alto desempenho para extrair o melhor do tetracampeão

COMO O NÚMERO #1 PASSOU A SER USADO PELOS CAMPEÕES DA FÓRMULA 1?

Anunciado em janeiro como novo chefe de equipe, Mike Krack começou a trabalhar de maneira oficial nesta semana na Aston Martin, depois do encerramento do seu vínculo com a BMW. Diante desse novo desafio na carreira, Krack tem a árdua missão de liderar o corpo técnico da equipe para entregar um carro competitivo aos pilotos, principalmente para Sebastian Vettel, velho conhecido do engenheiro dos tempos de BMW Sauber.

O novo chefe de equipe tem uma carreira amplamente ligada à BMW e ao esporte a motor. Engenheiro de testes entre 1998 e 2001, o luxemburguês trabalhou também na Sauber, entre 2001 e 2005, foi chefe de engenharia da BMW Sauber entre o fim de 2005 e janeiro de 2009, além de ter atuado também pela companhia bávara no DTM.

E foi como integrante do corpo técnico da BMW Sauber que Krack conheceu Vettel e acompanhou de perto a primeira participação do alemão nos treinos livres do GP da Turquia, em 2006. “Quando Sebastian correu pela primeira vez na Turquia no terceiro carro, eu era seu engenheiro de corrida. Isso gerou uma ligação especial entre ele e eu”, lembrou em entrevista à revista inglesa Autosport.

MIKE KRACK; ASTON MARTIN; BMW
Mike Krack trabalhou com Sebastian Vettel na BMW Sauber (Foto: BMW Motorsport)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Desde então, um vínculo entre Krack e Vettel foi criado e se manteve ativo, mesmo após a saída do engenheiro da F1. “Nós não tivemos muito contato ao longo dos anos depois que eu deixei a F1. Mas quando nos encontramos novamente, foi como se tivéssemos nos visto ontem. Então foi muito bom recuperar o atraso”, acrescentou.

Por causa dessa aproximação, o novo chefe de equipe está mais dedicado a formar um carro e um grupo vencedor na Aston Martin, com o intuito de extrair o melhor de Vettel. “É claro que um cara como Sebastian, quatro vezes campeão mundial, ele não quer ser 15º ou 12º ou oitavo”, disse Krack, que acrescentou.

“Isso está claro. É nossa tarefa entregar um carro de alto desempenho, ou digamos, uma estrutura de desempenho, porque acho que Sebastian é um cara inteligente”, afirmou.

Com uma estrutura competitiva, o ex-BMW acredita que a tendência é que o tetracampeão do mundo permaneça da Aston Martin por mais temporadas. “Se conseguirmos oferecer isso a ele, acho que temos uma chance de mantê-lo por mais tempo”, reiterou. “Mas, em suma, é nossa tarefa entregar o pacote certo, então Sebastian ficará, assim como outros pilotos gostariam de se juntar”, completou o luxemburguês.

Além do aspecto dentro da pista, Krack exaltou também a personalidade respeitosa de Vettel com os integrantes da equipe. Postura essa que deixa o clima de trabalho mais positivo “Sebastian antes de tudo é um cara muito legal. Ele consegue cercar a equipe ao seu redor, não sendo legal o tempo todo, mas sendo respeitoso. Em grande parte, essa também é uma das razões pelas quais acho que nos damos muito bem”.

Vettel participou dos testes de pré-temporada em Barcelona (Foto: F1)

A experiência de 14 temporadas e quatro títulos mundiais também é fator determinante no desenvolvimento do AMR22. “Comparado a quando eu o conheci pela última vez, ele agora é quatro vezes campeão mundial, acumulou uma enorme quantidade de experiência e é um cara inteligente”, salientou.

“Ele não fica apenas no passado, dizendo que teve isso ou aquilo, mas sabe exatamente o que precisa para ir mais rápido. Então, desse ponto de vista, é ótimo tê-lo, porque também pode nos orientar como equipe para nosso desenvolvimento”, enalteceu.

Questionado se o alemão sabia da sua chegada à Aston Martin, Krack deixou claro que isso não foi possível porque as negociações na Fórmula 1 devem ser feitas de uma maneira sigilosa, para preservar ambas as partes do negócio. “Essas discussões são muito, muito confidenciais. Você não deve falar com ninguém sobre essas coisas quando estiver em negociação”, alegou.

Leia também

+Vettel destaca desafio de aprendizado com novos carros: “Montanha alta para escalar”
+Verstappen revela resposta de Masi à mensagem e mais motivação para 2022

Iniciando uma nova trajetória na carreira e também na relação com Vettel, o chefe de equipe espera compartilhar novos momentos com o piloto a partir do dia 20 de março, quando tem início a temporada 2022 da Fórmula 1, com o GP do Bahrein.

“Agora temos muitas histórias para compartilhar, não apenas sobre corridas, mas também sobre família, sobre crianças e coisas assim. Mas as discussões que estou tendo com ele sempre se estendem do que tivemos no passado. Estávamos muito, muito próximos no passado, e tenho a sensação de que estamos muito próximos agora novamente”, concluiu.

Antes da primeira etapa de 2022, Krack e Vettel estarão juntos entre os dias 10 e 12 de março para a segunda sessão de testes de pré-temporada no Bahrein.

O QUE É ‘PORPOISING’ E POR QUE OS CARROS DA FÓRMULA 1 2022 ESTÃO QUICANDO?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.