Chefe da Ferrari diz que ligação para Sainz com notícia de Hamilton “foi das mais difíceis”

Frédéric Vasseur contou que a ligação para Carlos Sainz informando que o espanhol seria substituído por Lewis Hamilton em 2025 foi uma das mais difíceis de sua vida. O chefe da Ferrari também deixou claro que não acha que foi injusto com o piloto espanhol

A bombástica notícia da saída de Lewis Hamilton da Mercedes para a Ferrari segue repercutindo. O movimento do heptacampeão já gerou uma série de consequências, nenhuma maior do que a saída de Carlos Sainz do time italiano. Após ser o único piloto a conseguir desbancar a Red Bull na última temporada da Fórmula 1, o espanhol agora busca nova equipe para 2025.

Frédéric Vasseur, chefe da Ferrari, explicou que lidar com toda a situação não foi nada fácil. O francês admitiu que a ligação avisando Sainz que ele estava fora da equipe por conta da contratação de Hamilton foi uma das mais difíceis de sua vida. Ele também brincou com a ligação que fez para Toto Wolff, chefe da Mercedes, confirmando o acerto com heptacampeão.

“Como vocês podem imaginar não foi a ligação mais fácil da minha vida, uma das mais difíceis, junto com a do Toto!”, contou Vasseur ao Motorsport.com. “Mas estou totalmente convencido de que ele é um piloto muito profissional, que entende que temos uma longa temporada pela frente, que é uma grande oportunidade. E acho que também é um sonho estar nesta situação, ter a equipe apoiando dele. Tivemos uma longa conversa, então, como você pode imaginar, apoiarei totalmente Carlos. Ele está totalmente comprometido e sabemos que temos que fazer o trabalho juntos. Juntos somos profissionais”, disse.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Sainz está de saída da Ferrari (Foto: Ferrari)

O chefe da Ferrari já tem tentado ao máximo evitar que a mudança de 2025 interfira no desempenho de 2024. Frédéric inclusive revelou que o anúncio foi feito tão cedo, antes mesmo da pré-temporada da Fórmula 1, justamente para evitar que a chegada de Hamilton seja uma distração para o time de Maranello.

“Sobre o anúncio que fizemos na semana passada sobre Lewis, é uma grande oportunidade para a equipe, com certeza. Temos certeza que ele nos trará um passo digno para o futuro, acho que será um bom desafio para todos. Mas queremos estar focados em 2024. Não queremos ter nenhum tipo de distração. E é também por isso que fizemos o anúncio tão cedo, porque era importante para nós durante toda a temporada estarmos focados em 2024”, explicou o francês.

Questionado se achava que abrir caminho para Hamilton era injusto para Sainz, Vasseur disse: “Injusto? Não sei se é a palavra certa. Porque acho que para a equipe a oportunidade de ter Lewis é algo que você deve considerar em qualquer caso, ele é o cara com mais experiência, então é uma grande oportunidade para nós”, ponderou.

Vasseur atraiu Hamilton para a Ferrari (Foto: Reprodução)

“Não tem nada a ver com Carlos. Carlos fez um ótimo trabalho no ano passado, tenho certeza que fará um ótimo trabalho este ano. Ele é muito profissional. Temos um relacionamento pessoal muito bom. Mas as coisas são assim e temos que estar focados no futuro”, concluiu o chefe da Ferrari.

Sainz chegou a admitir inclusive que ficou surpreso com a negociação e o acerto entre as duas partes, mas também disse que teve tempo para digerir a notícia. O espanhol deve ser procurado no mercado de pilotos, e pode atrair interesse da Sauber, Red Bull e até mesmo da própria Mercedes.

Fórmula 1 retorna às pistas de 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos da pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.