Chefe da Red Bull evita comentar sobre futuro de Pérez: “Vamos lidar quando for a hora”

Christian Horner, chefe da Red Bull, disse que a equipe vai lidar com o futuro de Sergio Pérez "quando for a hora de encarar". Segundo o britânico, equipe vai ajudar o mexicano a retomar o nível das primeiras corridas de 2023, quando o piloto venceu duas vezes

Depois de um ano completamente diferente em termos de desempenho para Sergio Pérez e Max Verstappen, a Red Bull prefere não comentar sobre o futuro do mexicano até precisar “encarar o momento”. Segundo o chefe Christian Horner, o trabalho da equipe é ajudar o piloto a retomar o nível visto nas primeiras etapas da temporada 2023, as que mais se aproximaram do nível do neerlandês em velocidade e resultados.

Depois de uma vitória de Verstappen na abertura do campeonato, no Bahrein, Pérez triunfou na Arábia Saudita. Em seguida, o neerlandês venceu novamente na Austrália, antes de ‘Checo’ apresentar um fim de semana dominante no Azerbaijão, com primeiros lugares tanto na corrida sprint quanto na principal.

Ao abordar o futuro de Pérez na escuderia austríaca, Horner ressaltou o desempenho apresentado pelo piloto nas duas etapas em que venceu. Depois da disputa em Baku, entretanto, Sergio não voltou mais ao primeiro lugar do pódio e começou a levantar dúvidas sobre seu futuro na Fórmula 1.

“Vamos lidar com isso [o futuro de Pérez] quando for a hora de encarar”, disse Horner. “O que queremos é: se você olhar para as performances de ‘Checo’ na primeira parte do ano, [ele] esteve muito próximo de Max [Verstappen] no Bahrein”, elogiou.

Pérez viveu seu auge da temporada no Azerbaijão, mas não venceu mais (Foto: Red Bull Content Pool)

“Além disso, foi ótimo na Arábia Saudita, com os dois realmente empurrando um ao outro e margens muito próximas”, destacou o britânico, lembrando da primeira das duas vitórias de Pérez na temporada.

Para Horner, entretanto, uma das funções da equipe é reconduzir o mexicano ao nível mental visto nessas primeiras etapas da temporada. O britânico garantiu que o time considera Pérez capaz de retomar o nível do início do ano no futuro.

“No Azerbaijão, venceu a corrida sprint e a principal, e esses são os tipos de desempenho que sabemos que ele é capaz de ter”, garantiu. “É apenas sobre levá-lo de volta a essa mentalidade para tirar mais dele e colocá-lo neste nível de performance”, completou.

A Red Bull acredita que Pérez pode voltar ao nível do início do ano (Foto: Red Bull Content Pool)

Pérez fechou o campeonato na segunda colocação do Mundial de Pilotos, com 285 pontos, duas vitórias e nove pódios. Verstappen, que varreu a temporada, conquistou 575 tentos e venceu incríveis 19 vezes. Além disso, conquistou 21 top-3 — a única exceção foi o GP de Singapura, em que o tricampeão terminou em quinto. ‘Checo’, por sua vez, foi o oitavo.

Com a temporada encerrada, a Fórmula 1 retorna apenas no ano que vem, no dia 2 de março, com a estreia do campeonato no GP do Bahrein.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.