F1
01/03/2018 16:01

Com motor Honda, Toro Rosso completa quase cinco GPs da Espanha e é equipe com mais voltas em Barcelona

324 voltas. A Toro Rosso, impulsionada por motor Honda, foi quem mais andou durante os quatro dias - que foram, na realidade, três - da primeira semana de testes coletivos da pré-temporada em Barcelona
Warm Up / Redação GP, do Rio de Janeiro
 Pierre Gasly (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

A primeira bateria de testes coletivos de pré-temporada da F1 terminou na tarde desta quinta-feira (1) com a Mercedes dando pinta de continuar a equipe mais rápida - pelo menos alcançando a melhor volta da semana enquanto utilizava pneus médios. O mais impressionante, no entanto, é notar qual a equipe terminou a semana com mais quilometragem: a Toro Rosso.
 
Desde que voltou à fornecer motores para a F1, em 2015, a Honda sofreu com problemas de desempenho e confiabilidade crônicos na parceria com a McLaren. Após a equipe inglesa cortar a parceria, a Honda buscou outra saída. Nestes primeiros dias, a confiança mútua demonstrada entre Toro Rosso e a marca japonesa está se mostrando justificada.
 
Na primeira bateria de testes da temporada 2017 o motor Honda deu apenas 217 voltas em quatro dias completos de testes. A McLaren teve dificuldades para dar sequência à pré-temporada. Por outro lado, a Toro Rosso completou 324 voltas nesta semana: o equivalente a quase cinco GPs da Espanha, disputado na mesma pista de Barcelona. Isso levando em conta que um dos quatro dias de testes foi praticamente nulo.
Brendon Hartley (Foto: Honda)

A equipe de Faenza superou facilmente a rivais. Quem ficou com o segundo maior número de voltas foi a Mercedes, com 306. A Ferrari deu 298, a Sauber ficou em 283, a Williams completou 276 e a Renault deu 273 giros. A McLaren, agora de motor Renault, rodou 260 vezes - também melhor que no ano passado e foi quem mais andou no último dia. Por fim, Red Bull, Haas e Force India terminaram com 209, 197 e 166, respectivamente.
 
Os testes coletivos da pré-temporada da F1 retornam na próxima semana, ainda no Circuito da Catalunha.