google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
O
fim de manhã frenético em Barcelona nesta segunda-feira (26), com trocas de ponteiros nos últimos minutos, foi sucedido por uma tarde de pouca ação. Poucas equipes foram capazes de melhorar os tempos matinais, o que deixou Daniel Ricciardo em condições de confirmar a liderança no primeiro dia de atividades da F1 em 2018.
Ricciardo seguiu com o tempo de 1min20s179. O piloto andou bastante durante a tarde, mas nunca ficando abaixo de 1min21s. Existe mais de um fator para o tempo piorar: além de a Red Bull fazer stints mais longos, com tanque mais cheio, a equipe sofreu com o clima mais frio – 8º C – e a garoa que chegou a cair em determinados momentos.
Desse jeito, Valtteri Bottas seguiu em segundo na tabela de tempos, mesmo sem sequer participar da atividade vespertina – Lewis Hamilton assumiu o carro. Kimi Räikkönen, Nico Hülkenberg e Fernando Alonso fecharam o top-5.
Daniel Ricciardo, líder em Barcelona (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Alonso, aliás, que foi um raro caso de piloto que evoluiu na tarde. O espanhol teve uma manhã decepcionante –
um pneu se soltou por completo por conta de uma porca defeituosa – e precisou remar durante a tarde para acumular quilometragem. Ao todo, foram mais de 40 voltas e zero problemas mecânicos em um primeiro dia mais auspicioso do que os que a McLaren se acostumou a ter nos dias de Honda.
O sexto lugar foi de Carlos Sainz Jr., distante do tempo alcançado pelo companheiro Hülkenberg. O campeão Lewis Hamilton pintou em sétimo, sem sequer tentar voltas verdadeiramente rápidas. Brendon Hartley, incrivelmente um dos pilotos com mais voltas a bordo da Toro Rosso-Honda, pintou em oitavo.
Já minutos depois do fim da atividade, veio a confirmação de que Alonso cairia para sétimo. O motivo? O espanhol deu uma belíssima cortada no traçado da pista em sua melhor volta. As equipes de F1 seguem testando em Barcelona ao longo da semana. A primeira bateria de atividades coletivas dura quatro dias, até quinta-feira (1º).
Saiba como foi a tarde do primeiro dia de testes coletivos da F1
Como de costume, as equipes demoraram para retomar as atividades em Barcelona. A bandeira verde, permitindo o início da sessão, foi agitada às 10h (de Brasília). Mas foi só às 10h36min que um carro saiu dos boxes – a Williams de Sergey Sirotkin.
E saiu dos boxes já em condições não ideais – a chuva ameaçava cair em Barcelona. Mesmo que fosse uma garoa bem fina, era algo que ameaçava a sequência da tarde de testes.
Fernando Alonso teve uma tarde positiva (Foto: McLaren)
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Além de Sirotkin, Fernando Alonso também resolveu acelerar. O espanhol tinha pressa para reverter os problemas matinais, que resultaram em tempo perdido para a McLaren. O mesmo vale para Romain Grosjean, que também não deixou a Haas muito feliz com a quilometragem.
Daniel Ricciardo, líder da manhã, foi à pista também e seguiu encontrando boas voltas. Mesmo assim, os tempos de 1min22s ainda estavam longe de ameaçar o 1min20s das primeiras horas do dia. Lewis Hamilton, pela primeira vez pilotando a nova Mercedes, também começava com timidez e ficava com 1min23s.
Quem deixava a timidez de lado era Alonso. Ainda apostando nos supermacios, o espanhol conseguiu 1min21s339 e subiu para quinto na tabela de tempos. É bem verdade que o tempo ainda estava distante do alcançado por Ricciardo, mas bastava para deixar os britânicos animados.
Se os alaranjados queriam testar os compostos mais macios, a Mercedes mostrava relutância para fazer o mesmo. Foi só após quase duas horas de treino vespertino que os atuais campeões deixaram de andar com médios para usar macios. Mesmo assim, Hamilton não conseguia bons tempos de volta – talvez por andar com tanque cheio.
Brendon Hartley somou um bom número de voltas (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
O tempo passava e o treino seguia sem sal. A garoa caía muito levemente, o que bastava para que as equipes não se aventurassem. A exceção era a McLaren, que deixava Alonso na pista a qualquer custo.
Outro que resolveu tentar algo na pista foi Carlos Sainz Jr. Assumindo o carro pilotado por Nico Hülkenberg durante a manhã, o espanhol conseguiu boas voltas. Não ao nível do alemão, consolidado em quarto: Carlos estava em sexto, 1s6 mais lento.
Depois de anotar sua melhor volta, Sainz voltou a focar apenas em quilometragem. Junto dele, Ricciardo fazia o mesmo e ameaçava tirar a Toro Rosso do posto de equipe com mais voltas em Barcelona.
Mas até os planos de somar voltas foram afetados. A chuva começou a cair com força nos últimos 20 minutos de atividade. Mas as equipes persistiram: ao contrário do que a lógica dos treinos indica, alguns pilotos seguiram somando voltas com pneus intermediários ou de chuva. Outras, como a Mercedes, deram o dia por encerrado.
F1, Barcelona, pré-temporada, dia 1:
1 |
|
3 |
Daniel RICCIARDO |
AUS |
Red Bull Tag Heuer |
1:20.179 |
|
101 |
2 |
|
77 |
Valtteri BOTTAS |
FIN |
Mercedes |
1:20.349 |
+0.170 |
58 |
3 |
|
7 |
Kimi RÄIKKÖNEN |
FIN |
Ferrari |
1:20.506 |
+0.327 |
80 |
4 |
|
27 |
Nico HÜLKENBERG |
ALE |
Renault |
1:20.547 |
+0.368 |
73 |
5 |
|
55 |
Carlos SAINZ JR |
ESP |
Renault |
1:22.168 |
+1.989 |
26 |
6 |
|
44 |
Lewis HAMILTON |
ING |
Mercedes |
1:22.327 |
+2.148 |
25 |
7 |
|
14 |
Fernando ALONSO |
ESP |
McLaren Renault |
1:22.354 |
+2.175 |
40 |
8 |
|
28 |
Brendon HARTLEY |
NZL |
Toro Rosso Honda |
1:22.371 |
+2.192 |
93 |
9 |
|
18 |
Lance STROLL |
CAN |
Williams Mercedes |
1:22.452 |
+2.273 |
46 |
10 |
|
8 |
Romain GROSJEAN |
FRA |
Haas Ferrari |
1:22.578 |
+2.399 |
55 |
11 |
|
9 |
Marcus ERICSSON |
SUE |
Sauber Ferrari |
1:23.408 |
+3.229 |
61 |
12 |
|
34 |
Nikita MAZEPIN |
RUS |
Force India Mercedes |
1:25.628 |
+5.449 |
22 |
13 |
|
35 |
Sergey SIROTKIN |
RUS |
Williams Mercedes |
1:44.148 |
+23.969 |
21 |
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.