Com tranquilidade, Hamilton volta a mostrar supremacia da Mercedes e lidera manhã desta quarta-feira em Barcelona

Assim como Nico Rosberg na última terça-feira, Lewis Hamilton colocou a Mercedes na ponta da tabela de tempos na manhã desta quarta e anotou sua melhor volta, em 1min23s622, usando pneus macios, mas 0s6 atrás da marca demolidora estabelecida pelo companheiro de equipe. Com a Renault em ritmo de classificação, Kevin Magnussen foi o segundo colocado

A Mercedes nem precisa fazer muito esforço para mostrar que ainda vai dominar a F1 por um bom tempo, ao menos nesta temporada. Um dia depois de Nico Rosberg estabelecer uma marca demolidora usando pneus macios, Lewis Hamilton repetiu o domínio da escuderia bicampeã do mundo e se colocou na ponta da tabela de tempos desta manhã de quarta-feira (2) em Barcelona. Sem forçar o ritmo do novo W07 Hybrid, o britânico cravou 1min23s622, tempo 0s6 mais lento em relação à marca registrada por Rosberg no dia anterior.
 
Em uma manhã de apenas dez carros na pista — a Haas, com Esteban Gutiérrez, e a Sauber, com Marcus Ericsson, enfrentaram problemas, com o sueco saindo dos boxes só no fim da manhã —, a Renault obteve certo destaque em sua simulação de classificação. Kevin Magnussen foi o segundo colocado e marcou 1min23s933 usando pneus supermacios. Um tempo bastante razoável considerando que Sebastian Vettel, na semana passada, anotou 1min22s810 com os compostos ultramacios, os mais rápidos da F1 em 2016.
 
Vettel, aliás, fechou em terceiro, guiando a SF16-H com pneus médios na maior parte do tempo. Valtteri Bottas, com a Williams em franca evolução nesta segunda semana de testes, fechou com o quarto tempo, usando também pneus médios. E a McLaren, que nesta quarta-feira trabalha com Jenson Button a bordo do novo MP4-31, repetiu o bom desempenho obtido por Fernando Alonso na terça e não apresentou problemas crônicos para se colocar em quinto, mas com os compostos macios.
Lewis Hamilton também realizou testes aerodinâmicos com o novo W07 Hybrid nesta manhã (Foto: Getty Images)
Saiba como foi a manhã do sexto dia de testes de pré-temporada
 
O início do segundo dia da segunda sessão de testes de pré-temporada em Barcelona começou com objetivos bem definidos para as equipes. Mercedes e Toro Rosso, por exemplo, focaram o início das atividades em testes aerodinâmicos. Pouco depois, a mesma Mercedes levou Lewis Hamilton à pista para trabalho em simulação de corrida, sendo acompanhada por Ferrari, McLaren, Williams, Red Bull, Force India e Manor.
 
Por sua vez, a Renault, com Kevin Magnussen, anunciou logo cedo que teria o principal foco dos seus trabalhos para alcançar o melhor desempenho em ritmo de classificação. Enquanto isso, a Haas sofria com problemas no turbo do novo VF-16, de modo que Esteban Gutiérrez só poderia acelerar à tarde. E a Sauber, depois de uma estreia razoável do C35 com Felipe Nasr, que completou 103 voltas na terça-feira, tinha problemas e não conseguia colocar Marcus Ericsson para andar na Catalunha.
 
No começo da sessão, coube a Vettel ocupar a liderança usando pneus médios em uma boa sequência de voltas, se colocando na frente com 1min24s611 em sua melhor passagem na metade do primeiro período. Quem aparecia com certo destaque era Jenson Button. Depois de um dia bem produtivo para a McLaren com Fernando Alonso na pista, o britânico voltou ao cockpit do MP4-31 chegando a se colocar em segundo, mas usando pneus macios.
Sebastian Vettel liderou boa parte do primeiro período na Catalunha (Foto: Getty Images)
A Red Bull, por sua vez, alternou os trabalhos de pista com muito treino de pit-stop, de modo que os tempos de volta não estavam entre os focos dos taurinos nesta manhã, com Daniel Ricciardo ocupando momentaneamente a sétima colocação, à frente de Sergio Pérez, da Force India. E além das ausências de Haas e Sauber na pista, a Manor levou certo tempo para liberar Pascal Wehrlein para retomar os trabalhos em Barcelona, fazendo o jovem alemão correr contra o tempo para acumular a maior quilometragem possível.
 
Na Mercedes, novamente o foco foi em buscar uma grande quilometragem. Desta vez com Hamilton no lugar de Nico Rosberg pela manhã, o britânico alcançou sem maiores problemas a casa de 60 voltas completadas, dando mais uma prova da eficiência e resistência do novo W07 Hybrid.
 
Depois de uma sequência de voltas com pneus macios, a Renault chamou Magnussen para os boxes e calçou o R.S.16 com os supermacios. Aí, em configuração de classificação, o dinamarquês subiu para o topo da tabela de tempos ao cravar 1min23s933. Tempo muito superior se considerando que Rosberg, na última terça-feira, virou 1min23s0 usando pneus macios. Mas não tão ruim se analisar que Vettel, na primeira semana de pré-temporada, registrou o melhor tempo em 1min22s810, mas com os compostos ultramacios.
Jenson Button viveu uma manhã relativamente tranquila com a McLaren (Foto: Getty Images)
Em seguida, Hamilton deu mais uma prova da força da Mercedes ao deixar a pista com pneus macios. Sem forçar o ritmo, Lewis ficou a apenas 0s034 da marca de Kevin para se colocar em segundo lugar na sessão, deixando para trás Vettel, terceiro colocado. 
 
Depois de acelerar só um pouco mais forte, o tricampeão do mundo fez o bastante para superar Magnussen com um bom stint com os pneus macios, subindo para a liderança do treino com 1min23s622. O tempo, porém, é exatos 0s6 mais lento que o aferido por Rosberg ontem, embora há que se considerar sempre acerto e carga de combustível, que podem ser bem distintas em cada cronograma.
 
Vettel continuava em terceiro, seguido por Valtteri Bottas, com uma Williams mostrando consistência nesta fase de pré-temporada, e Button fechando o top-5 à frente dos taurinos Carlos Sainz e Daniel Ricciardo, que no fim da sessão se colocou em sexto com um bom stint com os pneus médios. Pérez, com um trabalho específico traçado pela Force India, seguia em oitavo, com Wehrlein em nono e Ericsson, no finalzinho em décimo, fechando a tabela de tempos.

F1, Testes Coletivos, Barcelona, Dia 6:

1 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES 1:23.622   72
2 20 KEVIN MAGNUSSEN FRA RENAULT 1:23.933 +0.311 55
3 5 SEBASTIAN VETTEL ALE FERRARI 1:24.611 +0.989 63
4 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES 1:25.151 +1.529 57
5 22 JENSON BUTTON ING McLAREN HONDA 1:25.183 +1.561 45
6 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL TAG HEUER 1:25.235 +1.613 42
7 55 CARLOS SAINZ JR ESP TORO ROSSO FERRARI 1:25.300 +1.678 59
8 11 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES 1:26.188 +2.566 58
9 94 PASCAL WEHRLEIN ALE MANOR MERCEDES 1:27.064 +3.442 41
10 9 MARCUS ERICSSON SUE SAUBER FERRARI 1:30.309 +6.687 7
11 21 ESTEBAN GUTIÉRREZ MEX HAAS FERRARI 1:31.000 +5.849 1
 
VEJA A EDIÇÃO #18 DO PADDOCK GP, QUE TRAZ BATTISTUZZI, ABORDA F1, INDY E STOCK CAR

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.