Comissão da Fórmula 1 indica possibilidade de entrada da Porsche como montadora em 2025

A reunião que serviu para congelar os motores da categoria a partir de 2022 também trouxe à tona um debate sobre a chegada da fabricante de motores do grupo Volkswagen

Na última quinta-feira (11), as equipes da Fórmula 1 se reuniram para discutir vários assuntos, inclusive o congelamento dos motores entre 2022 e 2024, solicitado pela Red Bull. De acordo com o site RaceFans, fontes ainda revelaram conversas sobre uma possível entrada da Porsche no grid a partir de 2025.

A montadora alemã, segundo a publicação, esteve presente em algumas reuniões sobre desenvolvimento de motores da Fórmula 1 recentemente. A empresa pertence ao Grupo Volkswagen que, historicamente, possui relações próximas com a Red Bull.

Detalhes sobre um possível fornecimento de motores, no entanto, não foram divulgados. A F1 pretende implementar novas unidades de potência em 2025, quando também encerra-se o atual Pacto da Concórdia. A categoria ainda não sabe como serão os equipamentos futuros, mas já definiu alguns objetivos, buscando corrigir problemas da geração de V6 Turbo.

PORSCHE; LMDh; 2023; LE MANS; WEC; IMSA; GRANDE PRÊMIO
A Porsche também vai voltar às principais provas do endurance mundial com um novo projeto de hipercarro na classe LMDh (Arte: Porsche AG)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

A Porsche deixou a Fórmula 1 em 1991, após uma temporada de pouco sucesso com a Footwork. A marca, no entanto, teve seu auge na categoria durante os anos 80, quando conquistou três títulos consecutivos entre 1984 e 1986, um com Niki Lauda e dois de Alain Prost, respectivamente, em parceria com a TAG. Com equipe própria na F1, correu entre 1957 e 1964, conquistando apenas uma vitória, com Dan Gurney, no GP da França de 1962.

Em 2023, a Porsche vai se unir a marcas como Toyota, Audi e Peugeot na esteira do novo regulamento da classe LMDh, que é a convergência de regras entre Mundial de Endurance e o IMSA SportsCar, e retornar às 24 Horas de Le Mans. Atualmente, a companhia também possui uma equipe na Fórmula E, com dois ex-F1 formando a dupla de pilotos: Pascal Wehrlein e André Lotterer.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube