Comissários advertem 12 pilotos por acidente múltiplo em relargada do GP da Toscana

O quarteto de pilotos que foi forçado a abandonar após o acidente múltiplo ganhou a companhia de mais oito na lista de advertência

A segunda – e maior – confusão do GP da Toscana deste domingo (13) causou o abandono de quatro pilotos e, após o término da corrida, rendeu advertências a 12 competidores dos 18 que estava na prova no momento do acidente múltiplo.

Além de Carlos Sainz, Nicholas Latifi, Kevin Magnussen e Antonio Giovinazzi, que abandonaram, também foram notificados Daniil Kvyat, Daniel Ricciardo, Alexander Albon, Lance Stroll, Sergio Pérez, Lando Norris, Esteban Ocon e George Russell.

“Os comissários concluiram que a raiz do incidente foi a aplicação inconsistente de aceleração e freios desde a última curva e durante a reta dos boxes por estes pilotos. Os comissários entendem o desafio que a linha de controle representa neste circuito, bem como o desejo dos pilotos levarem vantagem na relargada”, disse o comunicado da FIA.

“De qualquer maneira, esse incidente demonstra a necessidade de precaucção para uma situação de relargada e destaca que houve um efeito dominó que aumentou dramaticamente conforme chegou para o fim do pelotão”, continuou.

“Também destacamos que alguns pilotos poderiam ter evitado se envolver no incidente caso não estivessem grudados no carro da frente. Fazendo isso, efetivamente bloquearam toda a visibilidade do que estava acontecendo imediatamente na frente do carro que vinha atrás”, seguiu.

“Uma advertência foi dada por conta da visão dos comissários de que que nenhum piloto foi inteiramente culpado”, encerrou.

Curiosamente, Valtteri Bottas, que era o líder no momento da relargada e ficou bem lento para tentar aumentar a capacidade de defesa para Lewis Hamilton, não esteve entre os advertidos.

A Fórmula 1 retorna em duas semanas, direto da Rússia.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.