Comissários retiram punição com pontos na carteira de Hamilton e multam Mercedes

A direção do GP da Rússia decidiu cancelar a punição a Lewis Hamilton dada após a prova, na qual adicionariam dois pontos a carteira do piloto, e resolveu culpar a Mercedes pelas práticas de largada em locais irregulares

Além dos 10s que teve de cumprir em pit-stop, Lewis Hamilton também havia sido punido com dois pontos na carteira por ter praticado largada em local ilegal durante a volta de instalação para o GP da Rússia deste domingo (27) – mas os comissários, horas após a prova, decidiram culpar a Mercedes pela situação.

Assim, Hamilton se livra dos pontos extras na carteira e segue com oito, ganhando alívio na briga para evitar uma suspensão. Com 12 pontos, o piloto perde uma corrida.

Ele foi terceiro colocado na disputa em Sóchi, atrás do vencedor Valtteri Bottas e de Max Verstappen. Hamilton segue tranquilo na liderança, porém, com 205 pontos, 44 a mais que o finlandês.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Lewis Hamilton foi terceiro em Sóchi (Foto: LAT Images/Mercedes)
Penalização trocou de mãos

Por outro lado, a punição passou de Hamilton para a Mercedes. A equipe foi considerada culpada pelo erro de seu piloto e, assim, os comissários reverteram os pontos na carteira para multa: os alemães terão de pagar 25 mil euros.

Hamilton perguntou no rádio para a equipe se a prática de largada naquele ponto da pista era permitida, no que foi respondido que sim. Por isso, os comissário julgaram a Mercedes como culpada.

Toto Wolff, o chefe, chegou a assumir o erro, mesmo discordando da punição, pouco após o fim do GP: “Disseram que aquele não era o lugar para praticar largada, e eu concordo. Mas as notas entregues pelos diretores da FIA dizem que você pode começar depois das faixas da direita. Então isso dá margem para interpretação.”

A próxima etapa da temporada 2020, o GP de Eifel, em Nürburgring, ocorre em 11 de outubro, dentro de exatas duas semanas. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.