Confira declarações dos pilotos após primeiro dia de testes coletivos da F1 no circuito de Jerez

O primeiro dia da pré-temporada 2015 viu Sebastian Vettel colocar a Ferrari no topo da lista de tempos. Na estreia no carro vermelho, o alemão superou Nico Rosberg, que havia sido o mais rápido pela manhã. Apenas sete pilotos andaram neste domingo (1) em Jerez de la Frontera

Sete pilotos foram à pista nesta primeira sessão de testes da pré-temporada da F1 em Jerez de la Frontera. E o dia foi de muita ação e de apresentação dos carros da Mercedes, Red Bull e Williams. E o tempo mais veloz da sessão espanhola foi registrado por Sebastian Vettel, que estreia na Ferrari neste ano.

O alemão superou um surpreendente Marcus Ericsson, que colocou a Sauber em segundo. Dando show de confiabilidade, Nico Rosberg foi terceiro colocado. O alemão andou por 157 voltas. A quarta posição ficou com Daniel Ricciardo e o seu RB11 camuflado.

O bico mais baixo é o que mais chama atenção no novo carro da Red Bull (Foto: Getty Images)

O australiano percorreu 35 voltas pelo circuito andaluz e terminou o dia a 0s6 da marca do ex-companheiro de equipe. Com a Williams, Valtteri Bottas deu importância à consistência e completou 72 giros, com um tempo 1s2 pior que o tetracampeão, mas em quinto.

O sexto foi o novato Carlos Sainz Jr., que provocou uma bandeira vermelha durante a tarde. Já a McLaren sofreu. Fernando Alonso deu poucas voltas, apenas seis. O trabalho do espanhol ficou limitado depois que o motor Honda apresentou falhas.

Confira as declarações dos pilotos:

RED BULL

Daniel Ricciardo, quarto: “Foi um começo bem positivo para o time. Não foram muitas voltas, mas a primeira impressão do carro foi boa, vamos ver nos próximos dias como vai ser. Já consigo ver uma evolução. Não entrarei em detalhes, mas garanto que já vejo. Sobre o número de voltas: não foram muitas, mas, com certeza, mais que ano passado! No geral, tudo estava como esperávamos. Claro que tivemos alguns problemas, mas dá para dizer que foi um bom dia com sinais de evolução.”

Valtteri Bottas (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

WILLIAMS

Valtteri Bottas, quinto: "O dia começou um pouco lento, mas acabou de forma muito boa. Após um revés inicial, não tivemos qualquer problema com o FW37, o que é realmente impressionante para o primeiro dia com o carro novo. Nós começamos andando em stints mais curtos e depois, à tarde, o ritmo foi maior. E isso é muito significativo."

"O carro estava consistente, por isso realmente é um bom começo de semana e estamos satisfeitos, pois representa também que é um passo à frente. Há uma série de pontos fortes neste carro e nós fizemos progressos importantes em apenas um dia, então estou satisfeito."

TORO ROSSO

Carlos Sainz (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

Carlos Sainz Jr, sexto: “Temos muitas coisas positivas para tirar deste nosso primeiro contato com o STR10, mesmo com poucas voltas concluídas. Trabalhamos corretamente como um time e isso nos forneceu muita informação para usarmos amanhã, quando Max vai para a pista. Senti que estava bem no carro e vejo que evoluí volta após volta."

O W06
A Mercedes apresentou neste domingo (1), em Jerez de la Frontera, o W06, carro do time para a temporada 2015 da F1. Lewis Hamilton e Nico Rosberg foram os responsáveis por revelar o bólido ao mundo e o fizeram sem muita demora.
 
Dominante ao longo da temporada 2015, a Mercedes apresentou uma evolução do bólido do 2014, mas ressaltou que as mudanças no regulamento técnico da F1 também apresentou desafios para a produção do W06.

Leia reportagem completa no GRANDE PRÊMIO. 

O FW37
A Williams chamou a imprensa nesta gelada manhã de domingo (1) em Jerez, na Espanha, para apresentar fisicamente o FW37, carro com o qual vai disputar a temporada 2015. Antes, a equipe apenas havia divulgado fotos pela internet.
 
Bem bonito, o modelo azul e branco possui uma aerodinâmica diferenciada em relação aos outros carros já mostrados. O FW37 traz certos resquícios do regulamento do ano passado com seu 'bico-mamilo', possui uma curva bastante uniforme do cockpit até a ponta do bico e, na traseira, uma espécie de barbatana encerrando a carenagem que cobre o motor.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

O RB11
A nova criação da Red Bull apareceu camuflada em Jerez de la Frontera. O RB11, o carro com o qual os tetracampões vão competir na temporada 2015 da F1, surgiu no pit-lane da pista espanhola nesta manhã de domingo (1) sem pompa ou cerimônia. A equipe austríaca sequer fez uma apresentação, apenas divulgou fotos e tratou de botar Daniel Ricciardo logo no circuito, para a primeira volta de instalação.
 
O modelo, provavelmente o último projeto totalmente assinado pelo gênio Adrian Newey, vai usar uma pintura provisória por enquanto, em preto e branco. Do que se pode perceber, as linhas são refinadas, como sempre, e o bico é mais baixo também, mas um pouco mais curto, diferente das soluções usadas por Ferrari e Toro Rosso, por exemplo. É bem parecido com o desenho da Mercedes.

Leia a reportagem no GRANDE PRÊMIO.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube