Confira declarações dos pilotos após quinta-feira de treinos livres do GP da Arábia Saudita

Fernando Alonso marcou o melhor tempo do dia e roubou a cena na abertura das atividades do GP da Arábia Saudita. Confira todas as declarações

Fórmula 1 realizou nesta quinta-feira (7) o primeiro dia de atividades de pista no circuito de Jedá, na Arábia Saudita. A Aston Martin surpreendeu e fechou o segundo treino livre com Fernando Alonso na ponta, enquanto Lance Stroll foi o sexto. George Russell também teve um ótimo dia e encerrou o TL2 na segunda posição. Max Verstappen, Charles Leclerc e Sergio Pérez fecharam o top-5.

Depois de passar mal na quarta-feira, Carlos Sainz admitiu que não foi ao limite e, por isso, teve de se contentar com o sétimo lugar. Lewis Hamilton reclamou muito da traseira do W15 e não conseguiu acompanhar o ritmo do companheiro de equipe, ficando apenas em oitavo. Pierre Gasly e Oscar Piastri fecharam o top-10.

Superado os problemas com Daniel Ricciardo, Yuki Tsunoda marcou o 11º melhor tempo, enquanto o australiano amargou a 19ª posição. Valtteri Bottas fechou o grid, em último.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Arábia Saudita, em Jedá, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. Na sexta-feira, o último treino livre acontece às 10h30 (de Brasília, GMT-3), com a classificação às 14h; no sábado, a largada está marcada também para as 14h.

Fernando Alonso foi o mais rápido do dia na Arábia Saudita (Foto: Aston Martin)

Confira as declarações abaixo:

Fernando Alonso, primeiro: Alonso vê dia bom em Jedá, mas diz: “Somos mais rápidos no TL do que na classificação”

George Russell, segundo: Russell exalta Mercedes em voltas lançadas e prevê classificação apertada em Jedá

Max Verstappen, terceiro: Verstappen minimiza ritmo de classificação e ressalta que RB20 “ganha vida na corrida”

Charles Leclerc, quarto: Leclerc prevê briga “apertada” na Arábia Saudita: “Todo mundo muito próximo”

Sergio Pérez, quinto: Pérez chama atenção para tráfego na Arábia Saudita: “Precisamos de voltas limpas”

Lance Stroll, sexto: Stroll vibra com dia da Aston Martin, mas evita euforia em Jedá: “Há muito desconhecido”

Carlos Sainz, sétimo: Sainz fala em dia “muito difícil” em Jedá após passar mal e explica 7º: “Não forcei ao limite”

Lewis Hamilton, oitavo: Hamilton aponta “dia difícil” em Jedá: “Não tenho confiança na traseira do carro”

Lewis Hamilton reclamou do acerto nos treinos livres (Foto: AFP)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Pierre Gasly, nono: “É ótimo estar de volta a Jedá. É um estilo muito diferente do Bahrein, com as sequências de alta velocidade. Olhando para o ritmo, parecemos estar um pouco mais competitivos do que na semana passada, mas é apenas o começo do fim de semana e ainda há um longo caminho a percorrer. A sensação dentro do carro ainda é desafiadora, existem algumas limitações, mas, igualmente, há pontos positivos para levarmos adiante. Vou me manter calmo. Temos uma boa base para trabalhar e certamente há mais coisas que podemos fazer para extrair mais desempenho do pacote atual aqui. Estou ansioso por amanhã, quando for importante.”

Oscar Piastri, décimo: Piastri vê McLaren com “altos e baixos” na Arábia Saudita, mas “no meio da briga”

Yuki Tsunoda, 11º: “No geral, hoje foi um bom dia. Ainda há algumas áreas a serem analisadas esta noite, mas o carro está bom em termos de equilíbrio. Os dados que coletamos em ambas as sessões de hoje são importantes e nos ajudarão a encontrar mais tempo para amanhã. Fiquei de fora do Q3 por 0s007 na semana passada no Bahrein e isso mostra que o grid está muito próximo, o que nos mantém motivados e focados. Esta noite vai servir para ajustar e preparar tudo para amanhã e para a corrida de sábado. Vamos ver como nos saímos.”

Lando Norris, 12º: Norris demonstrou otimismo e garantiu que, apesar da tabela de tempos não indicar, a McLaren está melhor na Arábia Saudita do que apresentou no Bahrein.

Guanyu Zhou, 13º: “Estava me sentindo bem no carro hoje e conseguimos cumprir todo o programa pretendido para coletar os dados que precisávamos. Esta pista é sempre bastante divertida e única, e acredito que o traçado deverá nos servir melhor do que o do Bahrein, para continuarmos na batalha pelos pontos. Como equipa, estamos definitivamente avançando e espero que possamos alcançar resultados semelhantes aos do Bahrein, se não melhores. Embora seja difícil desafiar as cinco melhores equipes, nossos principais concorrentes são, sem dúvida, as equipes ao nosso redor, e lutaremos contra elas por pontos neste fim de semana. Esta noite continuaremos a afinar o carro e a sua configuração para estarmos prontos para uma emocionante classificação amanhã.”

Alexander Albon, 14º: “O carro estava bem e, desde o momento em que entramos na pista, ele respondeu como esperado. No TL2, fizemos algumas mudanças e a maioria delas funcionou, com apenas algumas exceções, então trabalharemos para encontrar um ponto ideal para amanhã. O ritmo de corrida foi razoável, então estou bastante otimista. Temos um bom carro e, como sempre, vai ser difícil, mas estou gostando, é um circuito divertido. Vamos almejar o topo do pelotão intermediário e esperamos aproveitar todas as oportunidades que pudermos.”

Alexander Albon classificou ritmo de corrida da Williams como “razoável” (Foto: AFP)

Esteban Ocon, 15º: “Foi um dia interessante aqui em Jedá e estou feliz por voltar a pilotar neste circuito. Tivemos duas sessões sólidas, muitas voltas completadas com combustível baixo e alto, portanto, muitos dados coletados e aprendizados para levar adiante. Temos algum trabalho a fazer para melhorar o carro e a configuração da melhor forma possível para amanhã. Há algumas coisas em que devemos trabalhar, mas foi um dia encorajador. Veremos o que podemos fazer na classificação amanhã à noite.”

Logan Sargeant, 16º: “Foi um bom dia para a equipe e acho que estamos caminhando na direção certa. O circuito aqui em Jedá é muito diferente do Bahrein, então é preciso reaprender a lidar com o carro até certo ponto, mas tem sido ótimo desde que o colocamos na pista esta manhã. Fizemos algumas pequenas mudanças para deixar o carro mais próximo da performance ideal, e tenho me desenvolvido em cada sessão e me sentido mais confortável a cada volta. Ansioso pelo TL3 e pela classificação amanhã.”

Kevin Magnussen, 17º: “Acho que tivemos um dia decente – nada de espetacular no ritmo –, o carro parece bom em ritmo de corrida, mais do que em volta lançada. Precisamos acelerar um pouco o ritmo, então espero que possamos fazer isso. Estão todos muito próximos, então mesmo encontrando 0s2, ficamos perto do top-10. Está tão próximo, que acho que poderíamos chegar perto do top-10 com uma volta incrível, se conseguirmos equilibrar o carro. Queremos conseguir uma posição de classificação decente, mas a corrida é o mais importante e, por isso, ainda estamos focados nela. É tudo ou nada amanhã.”

Nico Hülkenberg, 18º: “É muito diferente do Bahrein – um circuito diferente, sensações e percepções diferentes, mas, no final das contas, ainda é [um circuito] muito rápido. Acho que do ponto de vista da corrida, foi bom. Um dia sem problemas, então foi bom. A sensação no carro não é das melhores, há espaço para melhorias – especialmente em ritmo de uma volta –, embora eu ache que todos estão muito próximos no pelotão intermediário. Pequenas coisas podem fazer uma grande diferença. É o processo normal de aprendizagem, no primeiro dia, onde aprendemos coisas e esperamos poder encaixar tudo amanhã. Neste momento, penso que parece mais desafiante do que há sete dias, mas nunca se sabe, as margens são muito pequenas.”

Daniel Ricciardo, 19º: “Foi um TL2 de duas metades. Fomos competitivos com o primeiro jogo de pneus macios, mas tive muitas dificuldades no segundo. A pista estava melhorando e todos estavam fazendo progressos, mas eu realmente tive problemas para melhorar meu tempo porque peguei tráfego e não encaixei a volta. O segundo stint foi um pouco misterioso, então há algo a aprender com ele. Mas, olhando para o primeiro stint, não precisamos ficar muito desanimados. Voltaremos ao trabalho esta noite e entenderemos como podemos encaixar tudo isso. Olhando para amanhã, é muito difícil prever o resultado porque todos estavam muito próximos hoje. É um circuito muito diferente comparado ao do Bahrein. A superfície e o comportamento dos pneus são diferentes. É uma ótima pista, então acho que a classificação será divertida amanhã.”

Valtteri Bottas, 20º: “É bom estar de volta a esta pista – é sempre um traçado divertido de pilotar e completamente diferente do que tivemos no Bahrein na semana passada. O carro esteve muito bem no TL1, confortável na pista desde o início. Experimentamos um pouco mais para a segunda sessão de treinos, testando diferentes configurações, e algumas delas não foram na direção certa. Ainda assim, como positivo, aprendemos que caminho não devemos seguir, e os dados recolhidos hoje serão úteis à medida que trabalhamos durante a noite, com vista à classificação.”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.