Confira declarações dos pilotos após treinos livres do GP de Singapura de F1 2023

Com Carlos Sainz e Charles Leclerc na frente, primeiro dia de treinos no GP de Singapura teve Ferrari em vantagem

As atividades para o GP de Singapura de Fórmula 1 começaram nesta sexta-feira (15) e mostraram a força da Ferrari. A equipe italiana liderou os dois treinos livres, ambos com as posições 1 e 2. Charles Leclerc ponteou o primeiro, ao passo que Carlos Sainz ficou na frente no segundo e acabou tendo a volta mais rápida do dia.

O dia de força da Ferrari foi ainda mais impressionante visto que a Red Bull sofreu com a estabilidade de um carro praticamente infalível até o momento na temporada. Com Max Verstappen e Sergio Pérez ambos insatisfeitos, os bólidos taurinos fecharam o segundo treino livre atrás ainda das duplas de Mercedes e dos pilotos principais de Aston Martin e McLaren.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Singapura, em Marina Bay, 15ª etapa da temporada 2023. No sábado e no domingo, classificação e corrida também contam com transmissão em SEGUNDA TELA, NA GPTV, EM PARCERIA COM A VOZ DO ESPORTE. Os horários da sexta-feira se repetem no sábado, com TL3 às 6h30 (de Brasília, GMT-3) e classificação marcada para as 10h. Por fim, no domingo, a largada acontece às 9h.

Charles Leclerc liderou o TL1 em Singapura (Foto: AFP)

Confira as declarações (com ordem definida pela classificação final do TL2):

Carlos Sainz, primeiro: Sainz mantém cautela, mas admite que Ferrari “funcionou já na 1ª volta” em Singapura

Charles Leclerc, segundo: Leclerc sugere que Red Bull escondeu jogo e prega cautela em Singapura

George Russell, terceiro: Russell elogia novo layout de Singapura e fala em “início otimista” para Mercedes

Fernando Alonso, quarto: Alonso minimiza 4º lugar no TL2 e espera classificação apertada em Singapura

Lewis Hamilton, quinto: Hamilton aprova novo traçado e celebra “melhor TL2 do ano” em Singapura

Lando Norris, sexto: Norris destaca atualizações e vê McLaren “na briga”, mas atrás da Ferrari em Singapura

Sergio Pérez, sétimo: Pérez diz que Red Bull precisa “melhorar equilíbrio” em Singapura: “Estamos longe”

Max Verstappen, oitavo: Verstappen reclama e diz que Red Bull “está muito pior que o esperado” em Singapura

Kevin Magnussen ficou na nona colocação do TL2 (Foto: Haas F1 Team)

Kevin Magnussen, nono: “Foi uma boa volta lançada com pouco combustível. Com tanque cheio, ainda temos dificuldade de encontrar ritmo. Esse é nosso foco para o restante do ano, como sempre: encontrar a performance com tanque cheio que ainda nos falta. Singapura tem uma das pistas onde ultrapassar é muito difícil, então largar na frente significa mais aqui que em outros lugares. Espero que possamos ter uma boa classificação e posicionar bem.”

Valtteri Bottas, décimo: “Hoje foi um dia positivo no geral. Tivemos respostas positivas com as atualizações que trouxemos para Singapura e deram mais estabilidade na traseira. A sensação do carro é boa. Nosso ritmo parecia ser mesmo o do top-10, mas temos de trabalhar ainda hoje para melhorar o suficiente para continuarmos lá amanhã, quando conta. A meta é pontuar novamente. Acredito que temos uma chance se acertarmos tudo. Claro que, numa pista como essa, onde ultrapassar é difícil, a posição de largada será crucial.”

Nico Hülkenberg, 11º: “No TL1 e no TL2, pegamos as informações normais de carro e circuito. Mexemos muito e trabalhamos no setup, fizemos algumas simulações, então temos muito a analisar ainda hoje. Na classificação, devemos ser bastante competitivos novamente, mas a corrida será um desafio. Espero que tudo esteja bem apertado. Agora, é questão de uma volta rápida que aproxima todo o pelotão. A menor diferença pode ter um grande impacto.”

Liam Lawson, 12º: “Inicialmente, o dia foi complicado, mas era esperado por ser uma pista singular. Estou gostando bastante. Foi legal guiar à noite, sob os holofotes. Com o calor daqui, é mais confortável para o piloto. Precisamos aproveitar muito o TL3 de amanhã, mas, até agora, está ok. Estamos melhorando gradualmente, então temos mais a tirar amanhã. Neste tipo de circuito é difícil avaliar atualizações. Os ganhos não serão tão grandes quanto em pistas tradicionais, mas o carro certamente melhorou. Com algo tão novo, precisamos entender como maximizar. Vamos analisar as informações hoje à noite e aprontar tudo para a classificação. Sinto que não há uma grande melhora de aderência entre os pneus médios e macios, então temos de avaliar para classificação e corrida.”

Esteban Ocon, 13º: “É legal voltar às ruas de Singapura, um lugar muito legal para os pilotos. Foi uma sexta-feira decente e muito quente para a gente, com muitas coisas em nosso programa para o dia na pista. Foi bom estrear nesse traçado diferente e testar algumas atualizações no carro. Neste momento, diria que temos muito a trabalhar antes do TL3 e da classificação de amanhã para encontrar melhoras. Temos mais a tirar do carro, tem mais para sair de mim também. Espero que dê para alcançar boa posição na classificação de amanhã.”

Oscar Piastri ficou longe do companheiro Lando Norris nos treinos em Singapura (Foto: McLaren)

Lance Stroll, 14º: “Acho que o novo traçado da pista funciona bem e é divertido de guiar. Ainda não sei se isso vai facilitar as ultrapassagens, porque não há muitos pontos de freada na curva 16, mas veremos o que é possível no domingo. Hoje não conseguimos encontrar o ritmo que precisávamos, por isso temos algum trabalho a fazer esta noite para achar onde melhorar. Faremos alguns ajustes finos e voltaremos mais fortes para a classificação amanhã.”

Oscar Piastri, 15º: “Primeiro dia em Singapura completo. Aprendemos muito. É um circuito complicado, e acho que temos trabalho a fazer no carro e na pilotagem também, mas eu aprendi muito, definitivamente. Creio que estaremos em melhor forma amanhã, com mais experiência da minha parte, mas ainda temos muito a avaliar para amanhã.”

Yuki Tsunoda, 16º: “No geral, foi bom. Perto do fim, vimos uma queda na aderência dos pneus macios. Não vi muita diferença na comparação com os médios, então temos de investigar e ver o que aconteceu. Singapura é uma pista totalmente diferente e única comparada às outras. È difícil saber como estão funcionando as atualizações. O carro certamente melhorou, especialmente no equilíbrio traseiro, mas saberemos mais na classificação. Estou me sentindo bem e ansioso para voltar à pista.”

Guanyu Zhou, 17º: “É interessante guiar aqui no desenho novo da pista. Gostei das mudanças: ficou provavelmente menos estressante e mais divertido de guiar. As modificações dão mais chances de ultrapassar também, mas ainda é um desafio. O dia foi tranquilo: completamos o programa estabelecido. Não andamos com pneus macios no TL1 e somente uma vez no TL2, com uma volta confusa. Acho que estamos mais próximos do que a tabela de tempos mostra. Com boa melhora amanhã podemos ganhar boas posições. Temos de finalizar os detalhes do setup e preparar para a classificação. Depois, achar um bom espaço para abrir as voltas será crucial, especialmente porque o pelotão vai se aproximar muito no último setor.”

Alexander Albon teve problemas no TL2 em Marina Bay (Foto: AFP)

Pierre Gasly, 18º: “É sempre bom estar em Singapura e guiar nessa pista de Marina Bay. O calor e a umidade são muito intensos para nós no cockpit e parte do desafio. Na pista, foi um dia cheio, lotado de diferentes testes para fazer. Tivemos um par de atualizações no carro, então foi importante passar um tempo avaliando tudo do ponto de vista aerodinâmico. No desempenho, diria que temos trabalho a fazer. Tivemos muito o que olhar nos ajustes e coisas que certamente podemos melhorar para amanhã. O novo formato da pista é bom. Fico curioso para ver se causa mais oportunidades de ultrapassagem.”

Logan Sargeant, 19º: “O TL2 foi muito melhor que o TL1, então demos um bom passo adiante. Eu estava numa volta decente com pneus macios, mas cometi um erro na última curva que nos custou tempo de volta. Mesmo assim, aprendemos bastante coisa. Teremos algumas mudanças no carro para amanhã que devem me ajudar. Como equipe, sabia que seria um fim de semana difícil por conta das limitações que não tivemos nas últimas provas. Temos de tentar encontrar uma maneira de lidar com isso.”

Alexander Albon, 20º: “Acreditamos que o problema é na bateria. Comecei a volta, parecia tudo bem, mas fui perdendo entrega conforme entrei na reta. Se conhecemos o problema não deve demorar muito para consertar, mas aqui o importante é ter quilometragem para ganhar confiança no carro. Além desse problema, o carro não estava ruim e não acredito que recebamos alguma punição, mas temos de avaliar bem. Com a temperatura do carro por aqui e a falta do tempo de pista, teremos de tentar adivinhar algumas coisas amanhã, mas acho que tudo estará bem no TL3.”

F1 2023 em Singapura: FERRARI domina treinos. CADÊ A RED BULL? | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.