Consultor da Red Bull volta a criticar punições por limites de pista: “Algo deve mudar”

Helmut Marko voltou a disparar contra as punições dadas por pilotos que excederam os limites de pista em Portugal e se disse farto. "Espero que seja o fim disso"

Lewis Hamilton conquistou a vitória 97 na F1: assista aos melhores momentos do GP de Portugal de F1 (Foto: GRANDE PREMIO com Reuters)

Após ver Max Verstappen ser novamente punido por exceder os limites de pista no GP de Portugal, realizado no último final de semana, Helmut Marko, consultor da Red Bull, não poupou palavras ao reclamar dos sensores de verificação. O dirigente austríaco voltou a pedir mudanças no sistema, que dessa vez arrancou do piloto taurino a pole-position, na classificação no Autódromo Internacional no Algarve, no sábado, e a volta mais rápida da corrida e o consequente ponto extra, no último domingo (2).

Marko também relembrou outros casos onde viu a Red Bull prejudicada pela forma vigente de aferição. Como na primeira etapa do Mundial, no Bahrein, onde Verstappen ultrapassou Lewis Hamilton, mas por ter excedido os limites de pista, teve que devolver a posição, perdendo a vitória.

Ainda sobre a corrida realizada em Portimão, o fato de Lando Norris, da McLaren, não ter sido punido ao ultrapassar Sergio Pérez depois de exceder os limites de pista, também foi observado por Marko.

LEIA TAMBÉM
OPINIÃO GP: Red Bull abusa de erros em luta com impecável Hamilton. E vai se dar mal

MAX VERSTAPPEN; GP DE PORTUGAL; PORTIMÃO; CLASSIFICAÇÃO
Além de ter tido sua volta no treino classificatório anulada, Verstappen perdeu a melhor volta da corrida e seu ponto extra (Foto: F1/Twitter)

“Já perdemos vitória, volta mais rápida e pole-position. Espero que seja o fim disso [das punições]. Algo deve mudar. Ou você determina o limite com as zebras ou coloca mais brita ou outra coisa. Se você exceder os limites, tem uma punição automática”, disse.

Na esteira do GP do Bahrein, no fim de março, Marko também falou sobre um dos pontos de maior discussão neste começo de temporada. “Se colocarmos um muro ali, está resolvido. Qualquer um que acertar no muro vai destruir seu próprio carro. Não entendo o motivo de termos tantas áreas de escape asfaltadas nos circuitos e a razão para não criamos um limite claro”, bradou o ex-piloto austríaco em entrevista ao site alemão Formel 1.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

“[Lando] Norris ultrapassou [Sergio] Pérez, saiu com as quatro rodas da pista e não teve consequências. Então, isso não é consistente, e quando se brinca com as regras assim não é uma corrida [justa]”, finalizou Marko.

‘Checo’ Pérez, quarto colocado na corrida, apontou o fato como um dos principais empecilhos que o impediram de galgar posições mais altas na prova.

“Na curva 5, olhei para meus retrovisores e vi Lando completamente fora dos limites da pista. Eu não disputei pois pensei que ele devolveria a posição e demorou um pouco para ultrapassá-lo; quando consegui, já não tinha mais chances na corrida”, concluiu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.