Ricciardo estreia pela McLaren na frente em manhã de abertura da pré-temporada da F1
Daniel Ricciardo estreou da melhor forma pela McLaren na Fórmula 1. O piloto mais sorridente do grid foi o mais rápido da manhã do primeiro dia de pré-temporada em 2021 nesta sexta-feira (12) em Sakhir, no Bahrein. Pierre Gasly foi o segundo e ficou 0s028 atrás. Já a Mercedes enfrentou problemas, assim como Ferrari e Aston Martin
Melhor estreia não poderia haver para Daniel Ricciardo na McLaren. O australiano foi o mais rápido de uma movimentada manhã da abertura dos testes de pré-temporada que a Fórmula 1 promove a partir desta sexta-feira (12) no circuito de Sakhir, no Bahrein. O piloto registrou 1min32s203 na sua melhor passagem em um primeiro período livre de problemas no novo MCL35M, que é empurrado pelo motor Mercedes, reeditando uma parceria de enorme sucesso. Ricciardo fechou a manhã tendo sua melhor volta com pneus duros, sendo apenas 0s028 mais rápido que Pierre Gasly, outro ótimo nome desta manhã com a AlphaTauri. O francês foi seguido por Max Verstappen, que fez a estreia do RB16B, o carro da Red Bull para 2021. Apenas 0s042 separaram os três primeiros.
Mas se a McLaren e a maior parte das equipes do grid tiveram uma manhã tranquila e de muitas voltas completadas no circuito barenita, o mesmo não se pode dizer da Mercedes, a equipe que domina o Mundial desde 2014. A estreia do W12 não foi nada positiva, uma vez que um problema no câmbio se fez presente logo no início das atividades, o que fez Valtteri Bottas perder praticamente toda a manhã, ficando restrito a apenas meia hora de pista com o novo carro. Quem também apresentou problemas foi a Haas, com o estreante Mick Schumacher, também em razão de uma falha no câmbio, provocada por um problema hidráulico. Sebastian Vettel, que fez seu debute com a Aston Martin, chegou a liderar a tabela de tempos nos primeiros minutos, mas causou a única bandeira amarela do primeiro período com o novo AMR21 ficando parado na saída do pit-lane.
Relacionadas
Dentre todos os pilotos que aceleraram pela manhã, Gasly foi quem obteve a maior quilometragem, ultrapassando a marca de 70 voltas e sem apresentar problemas. Verstappen também não teve dificuldades para superar os 60 giros.
Esteban Ocon, na estreia do belo carro da Alpine, o A521, foi o quarto mais rápido e ficou 0s756 atrás da McLaren de Ricciardo. Charles Leclerc, com a Ferrari, foi o quinto deste primeiro período, deixando para trás a Alfa Romeo de Kimi Räikkönen, o primeiro piloto a sair para a pista nesta manhã. Mas o monegasco, com poucos minutos para a bandeirada, teve problemas na SF21 e encostou na área de escape, causando o acionamento da bandeira vermelha. Vettel, depois dos problemas sofridos na metade final do período, concluiu em sétimo os trabalhos com a Aston Martin, ficando à frente da Williams do reserva Roy Nissany. Schumacher e Bottas, depois dos problemas apresentados pelos respectivos novos carros, terminaram em nono e décimo, respectivamente.

O GRANDE PRÊMIO traz uma cobertura pra lá de especial dos ensaios da Fórmula 1 em Sakhir. Acompanhe toda a transmissão dos testes de pré-temporada AO VIVO e em TEMPO REAL.
E, ao fim de cada um dos dias de teste, vai ao ar o BRIEFING, programa AO VIVO na GP TV, o canal do GRANDE PRÊMIO no YouTube, com Victor Martins, Evelyn Guimarães e Pedro Henrique Marum presentes à mesa virtual com o debate completo sobre a pré-temporada da Fórmula 1.
Saiba como foi a manhã do primeiro dia de testes da F1 no Bahrein
A abertura da pré-temporada da Fórmula 1 estava cercada de expectativa em razão das muitas mudanças no grid para o campeonato deste ano. Além dos pilotos que mudaram de equipe e que estrearam pra valer nesta sexta-feira, como Daniel Ricciardo pela McLaren, agora empurrada pelo motor Mercedes, e Sebastian Vettel, piloto da nova equipe Aston Martin (antiga Racing Point), muitos pilotos observaram os segredos dos carros concorrentes minutos antes do início dos testes em Sakhir.
Pilotos e equipes alinharam na reta principal do circuito barenita pouco às vésperas da sessão e tiveram a oportunidade de observar com maior clareza o que cada uma das rivais estava a esconder. Max Verstappen, por exemplo, deu uma espiadinha no novo carro da Mercedes, o W12, assim como Sebastian Vettel, enquanto Lewis Hamilton ficou de olho no Aston Martin AMR21.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
WEB STORIES: Tudo sobre os lançamentos dos carros da F1 2021
Kimi Räikkönen foi o primeiro piloto a ganhar a pista nesta manhã em Sakhir. O piloto mais veterano do grid, aos 41 anos, acelerou com a Alfa Romeo, no começo da sua terceira temporada com a equipe ítalo-suíça. Mas quem roubou a cena no começo das atividades foi Vettel, que liderou a tabela de tempos nos primeiros minutos. Destaque também para Mick Schumacher, que estreia em 2021 pela Haas, levando novamente o icônico e vitorioso sobrenome consagrado pelo pai ao grid da Fórmula 1.
Mas Räikkönen tomou a ponta, usando pneus médios, ainda na primeira hora de teste com 1min34s686, sendo 0s117 mais rápido que Charles Leclerc, com a nova Ferrari calçada com pneus duros.

Quem passou por maus bocados no começo da sessão foi justamente a equipe heptacampeã do mundo. Com problemas no câmbio, a Mercedes não passou da volta de instalação completada pela manhã por Valtteri Bottas, o escalado para abrir os trabalhos para o time. Só no fim do primeiro período é que o finlandês voltou à pista.
Outro susto ficou com Max Verstappen, que rodou com o novo carro da Red Bull, o RB16B, durante uma das suas passagens pela pista quando ocupava a quarta colocação na tabela de tempos.

O que se viu em seguida foi uma boa alternância de carros na ponta da tabela de tempos. Primeiro, foi Esteban Ocon, com o belíssimo carro da Alpine, quem tomou a liderança de Räikkönen ao marcar 1min33s845.
Só que o francês não durou por muito tempo em primeiro depois que Verstappen, em uma ótima sequência de voltas, ter registrado 1min32s565. Sinal que a pista estava cada vez melhor e os pilotos também estavam naquele processo de ‘desenferrujar’.

Em seguida, foi a vez de um dos pilotos de casa nova em 2021, Daniel Ricciardo, assumir a liderança com 1min32s537, somente 0s028 mais rápido que Verstappen. Em princípio, a maior parte dos pilotos trabalhou no começo da sessão com pneus duros, do tipo C2. Pierre Gasly, com a AlphaTauri, aparecia em terceiro, seguido por Ocon e Vettel, enquanto Räikkönen tinha o sexto melhor tempo até então.
Quem também teve problemas no câmbio nesta manhã foi a Haas, o que limitou bastante os trabalhos de pista de Mick Schumacher, que após quase duas horas de sessão havia completado somente sete voltas e era o oitavo e último na tabela de tempos. Uma falha hidráulica no novo VF-21 fez com que a Haas tivesse de recolher o carro para os boxes para instalar um novo câmbio. Em contrapartida, Gasly, sem problemas, era quem ostentava a maior quilometragem com 31 giros àquela altura da sessão.
O francês seguiu fazendo bom trabalho e conseguiu mostrar, além da confiabilidade do novo carro da AlphaTauri, também ótima velocidade. Gasly cravou 1min32s525 e assumiu a dianteira com somente 0s012 de vantagem para Ricciardo. Mas o australiano deu o troco minutos depois e voltou a colocar a McLaren de novo na liderança com 1min32s203.

Com quase 2h40min de sessão, a direção de prova acionou a bandeira amarela pela primeira vez nos testes de 2021. A Aston Martin de Vettel apresentou problemas na saída do pit-lane e ficou ali parada, obrigando os comissários a neutralizar a sessão para que os mecânicos pudessem recolher o carro de volta para os boxes.
Após aproximadamente três horas de atividades pela manhã, Gasly seguia como o dono da maior quilometragem em Sakhir, com 52 voltas. Com pneus médios, o francês conseguiu melhorar seu tempo, mas ainda não o bastante para tirar Ricciardo da ponta, ficando 0s028 atrás. Por sua vez, Roy Nissany, com a Williams, regressou para a pista depois de um longo período sem acelerar. O israelense, reserva da equipe de Grove, aparecia com o oitavo melhor tempo.

Na hora final, a maior parte do grid calçou pneus médios para as voltas derradeiras antes do almoço, exceção feita a Verstappen, que permanecia com os duros C2. A Mercedes, por sua vez, deixava tudo pronto no carro para levar Bottas de volta à pista depois de uma manhã quase toda perdida.
O regresso de Valtteri à pista aconteceu com 33 minutos para o fim do primeiro período. E assim como havia acontecido mais cedo, o nórdico acelerou com o novo W12, calçado com pneus duros, os C2, com um sensor acoplado na traseira do carro para a realização de testes aerodinâmicos. Quem também voltou depois de uma manhã bastante difícil foi Schumacher para completar os trabalhos da manhã pela Haas.

Quando restavam seis minutos para o fim da sessão pela manhã, Leclerc teve problemas com o novo carro da Ferrari e encostou a SF21 na área de escape. A pane provocou a primeira bandeira vermelha dos testes. A pista foi liberada em seguida, mas, pouco depois, a bandeira quadriculada tremulou em Sakhir.
Fórmula 1 2021, pré-temporada, Sakhir, dia 1, manhã:
1 | D RICCIARDO | McLaren Mercedes | 1:32.203 | 45 | |
2 | P GASLY | AlphaTauri Honda | 1:32.231 | +0.028 | 74 |
3 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:32.245 | +0.042 | 60 |
4 | E OCON | Alpine | 1:32.959 | +0.756 | 55 |
5 | C LECLERC | Ferrari | 1:33.242 | +1.039 | 59 |
6 | K RÄIKKÖNEN | Alfa Romeo Ferrari | 1:33.320 | +1.117 | 63 |
7 | S VETTEL | Aston Martin Mercedes | 1:33.742 | +1.539 | 51 |
8 | R NISSANY | Williams Mercedes | 1:34.789 | +2.586 | 39 |
9 | M SCHUMACHER | Haas Ferrari | 1:36.127 | +3.924 | 15 |
10 | V BOTTAS | Mercedes | 1:36.850 | +4.647 | 6 |

