Ricciardo diz que “não está surpreso” com fase histórica de Verstappen na F1: “É o melhor”

Ex-companheiro de Max Verstappen, Daniel Ricciardo admitiu que vê o tricampeão mundial como o melhor piloto do mundo em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO. Segundo ele, neerlandês já dava sinais de genialidade desde a época em que dividiam a garagem da Red Bull

Companheiro de Max Verstappen na Red Bull entre o GP da Espanha de 2016 e o fim da temporada de 2018, Daniel Ricciardo reconheceu, em entrevista exclusiva concedida ao GRANDE PRÊMIO em Interlagos, que o atual tricampeão do mundo se encontra em outro patamar em relação aos demais competidores do grid da Fórmula 1.

O australiano, que fez uma dupla explosiva com o neerlandês na equipe austríaca, destacou a capacidade do rival de se adaptar a praticamente qualquer situação, algo ofusca o poderio oferecido pelo equipamento taurino.

“Há muitos bons pilotos: Leclerc, Hamilton, Norris, Russell, muitos. Mas, se tivesse de escolher um, acho que, no momento, Max [Verstappen]”, admitiu Ricciardo ao GP. “Não se pode negar isso, vocês sabem o que ele está fazendo. Mesmo com o carro sendo incrível, ele venceu corridas em diversas condições: classificação no molhado, corrida no seco e etc.”, elogiou.

A temporada 2023 de Verstappen, de fato, beira o inacreditável. Em 20 corridas disputadas, o neerlandês venceu 17, com dois triunfos para Sergio Pérez e um de Carlos Sainz. O número é um recorde absoluto na história da categoria, superando a própria marca estabelecida por Max no ano passado, e o fez superar nomes como Ayrton Senna e Alain Prost no ranking histórico de vitórias da Fórmula 1.

Verstappen e Ricciardo foram companheiros de Red Bull entre 2016 e 2018 (Foto: Reprodução)

“O ano inteiro tem sido simplesmente à prova de balas, muito resiliente. O talento mostrado está em todos os níveis. Como pilotos, acreditamos que todos nós podemos ser melhores que os outros. Mas, agora, [sobre ser um] piloto completo, ele é o melhor”, admitiu.

Questionado pelo GRANDE PRÊMIO se já imaginava o que Verstappen poderia alcançar na época em que eram companheiros de equipe, Ricciardo admitiu que enxergava o potencial de um futuro campeão mundial no neerlandês.

Ainda assim, o australiano ressaltou que não é possível vencer na Fórmula 1 sem um carro que permita isso. Segundo ele, a união entre Max e um dos melhores monopostos da história apenas comprovou o incrível potencial do neerlandês, e a sequência imbatível de 2023 — que chegou a ter dez triunfos seguidos — nem chegou a ser uma grande surpresa.

“Sabia que ele teria uma chance muito, muito boa de um dia ser campeão, porque sabia que ele tinha talento e que só continuaria amadurecendo e melhorando conforme a experiência”, explicou Ricciardo. “A questão era: ‘ele consegue fazer isso?’, porque é claro que o piloto é uma coisa, mas o carro é outra”, argumentou.

Para Ricciardo, Verstappen já demonstrava sinais de genialidade desde cedo (Foto: F1)

“Mas pensei: ‘se ele conseguir o carro, será muito difícil vencê-lo como campeão mundial’. Então, não estou surpreso. Se imaginei que ele venceria 16 corridas [no momento, 17] ou algo assim esse ano? É impressionante, realmente impressionante. Mas vi esse talento há muito tempo, então, não é grande surpresa. Ele é um dos melhores nisso”, finalizou.

Fórmula 1 retorna na próxima semana com o GP de Las Vegas, penúltima etapa da temporada, programado para acontecer entre os dias 17 e 19 de novembro. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.