De olho em sustentabilidade, F1 define uso de combustíveis renováveis em 2021

Um dos cinco grandes objetivos da F1 para o futuro é usar tecnologia para diminuir impacto ambiental. A categoria quer dobrar o número de conteúdo renovável dos combustíveis já em 2021, chegando a 20%, número que seguirá crescendo no futuro

A Fórmula 1, que sempre se orgulhou de ser laboratório para novas tecnologias da indústria automobilística, tem um novo plano para seguir relevante. A quinta-feira (31), dia que marcou o anúncio do pacote de novas regras para 2021, trouxe também um plano ambicioso da F1: reduzir progressivamente o impacto ambiental da competição.
 
O plano passa diretamente pelo objetivo de usar combustíveis com mais produtos renováveis. O valor atual, de 10% de conteúdo renovável, vai dobrar para 20% em 2021. Depois, de 2022 em diante, a categoria se compromete em “seguir aumentando esses números”. Fornecedoras de motor e de combustível serão consultadas para determinar como exatamente o plano será posto em prática.
Os novos carros da F1 terão menor impacto ambiental (Foto: Fórmula 1)

Ao anunciar o pacote de regras, o chefão Chase Carey definiu a redução do impacto ambiental como uma das chaves da F1 para o futuro. O dirigente quer uma categoria que seja pioneira neste aspecto.

 
"Uma das iniciativas mais importantes é lidar com o impacto ambiental do nosso esporte”, disse Carey. “Já temos o motor mais eficiente do mundo e nas próximas semanas vamos lançar planos para reduzir e, por fim, eliminar impactos ambientais do nosso esporte e negócio. Sempre estivemos na vanguarda da indústria automobilística e acreditamos que podemos cumprir um papel de liderança nesse aspecto também”, seguiu.
 
A sustentabilidade ambiental foi citada como um dos cinco objetivos principais da F1 para o futuro. Os outros quatro são facilitar a disputa por posições na pista, diminuir a disparidade entre equipes, criar um ambiente financeiramente saudável e tornar os carros mais empolgantes para o público.

Paddockast #39
O MELHOR SEM TÍTULO DA F1

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.