Decisão da F1 em Abu Dhabi: FIA comunica que ainda não há nada a ser comunicado

Neste sábado (29), a FIA soltou comunicado para dar uma atualização sobre a investigação em relação à final da F1 2021: a entidade reitera que ainda "nada foi decidido"

F1 VAI NA CONTRAMÃO DE MUDANÇAS E ESCONDE TESTE EM BARCELONA

Neste sábado (29), a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) soltou comunicado para atualizar a situação sobre a investigação da conturbada e polêmica final da Fórmula 1 2021 no GP de Abu Dhabi. Qual a atualização? Nenhuma, a não ser a ressalva de que ainda nada foi decidido. Eles reiteram, no entanto, que ainda terão uma discussão na reunião da Comissão da Fórmula 1, com todos os pilotos, no dia 14 de fevereiro e, depois disso, por fim, apresentarão a análise no Conselho Mundial de Automobilismo, no dia 18 de março.

“Até o momento, nenhuma decisão foi tomada sobre o resultado da análise detalhada ainda em andamento sobre os eventos do último GP de Abu Dhabi de Fórmula 1”, disse a FIA,

“Como anunciado anteriormente, os resultados desta análise detalhada serão apresentados na reunião da Comissão de F1, em Londres, no dia 14 de fevereiro, após uma discussão aberta com todos os pilotos de F1 e, finalmente, devem ser aprovadas na reunião do Conselho Mundial de Automobilismo, no dia 18 de março, no Bahrein, sob a autoridade do presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem”, completa o comunicado.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Michael Masi e Nikolas Tombazis fora? O organograma da FIA indica que sim (Foto: Reprodução)

LEIA TAMBÉM
Inconformada, Mercedes diz que Fórmula 1 “não pode rasgar regras pelo bem do show”
Chefe da Mercedes vê rivalidade com Red Bull igual a “boxeadores trocando socos”
Villeneuve crê que Hamilton faz silêncio para fugir do jogo de “mau perdedor” Wolff

Antes mesmo deste comunicado, a entidade já dava alguns indicativos de como as coisas poderiam se desenrolar, mesmo que sem um anúncio oficial. Isso porque, há alguns dias, o Conselho Mundial da FIA removeu o nome de Michael Masi, diretor de provas, dos documentos oficiais no site e anunciou um cronograma para avaliar passo a passo as decisões tomadas em 2021. Nesta semana, Peter Bayer, que já é tratado como novo diretor-esportivo de monopostos, em entrevista à emissora inglesa BBC, comentou sobre o futuro do diretor de provas.

“Michael fez um grande trabalho de diferentes maneiras, nós falamos para ele. Mas há, também, a possibilidade de termos um novo diretor de provas”, comentou Bayer.

O Mundial vem vivendo semanas de tensão desde o encerramento da temporada passada, que coroou Max Verstappen como campeão. A corrida em Yas Marina foi marcada por uma série de decisões contraditórias do diretor Michael Masi, que agora está no olho do furacão. Todas as atitudes, especialmente nas voltas finais da prova, estão sob investigação. Ainda, Lewis Hamilton se calou após a derroa sofrida na pista árabe. O inglês liderava a corrida e tinha nas mãos o oitavo título mundial, quando os procedimentos feitos sob o safety-car final acabaram por lhe tirar a chance. O heptacampeão bradou contra as ações e decidiu se afastar das redes sociais.

Com o objetivo de afastar qualquer possibilidade de uma repetição das decisões controversas do GP de Abu Dhabi, a F1 planeja uma administração diferente para as corridas a partir de 2022.

Agora, há também planos para introduzir protocolos para que o diretor de prova tenha maior liberdade e um ambiente mais calmo para tomar as decisões necessárias durante os eventos da F1. Isso porque, ao mesmo tempo em que há um pesado questionamento quanto as ações de Masi, existe uma compreensão de que o diretor estava exposto, isolado e sob muita pressão, especialmente na parte final da temporada, devido à intensa briga pelo título entre Hamilton e Verstappen, que chegaram empatados à etapa final.

RUSSELL, DA WILLIAMS PARA A MERCEDES: 3 ANOS FORAM O BASTANTE?

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.