Diretor explica fraco início de ano e diz que Ferrari cometeu "erros fundamentais" no projeto da F2012

Pat Fry, diretor-técnico da Ferrari, explicou o início fraco de temporada da equipe italiana em 2012 e revelou que o time cometeu "erros fundamentais" no projeto da F2012

Prestes a apresentar o carro para 2013, Pat Fry, diretor-técnico da Ferrari, novamente reconheceu que a equipe de Maranello cometeu erros fundamentais antes do início da temporada passada, mas se disse confiante e afirmou que o time vai se sair melhor, principalmente porque não terá os mesmo problemas relacionados com o túnel de vento e, por consequência, a aerodinâmica.

"O primeiro teste foi como um alerta", disse Fry em entrevista à revista 'Auto Motor und Sport'. "Nós percebemos que tínhamos cometido alguns erros fundamentais", completou o engenheiro, revelando que a esquadra rapidamente tomou consciência do fato de que não teria como ser competitiva o suficiente no início da temporada.'

Fry falou sobre os dados incorretos do túnel de vento da Ferrari  (Foto: Ferrari)

"Faltou tempo para corrigir os problemas antes do início do campeonato, em Melbourne. Nossa primeira grande atualização foi em Barcelona. A maioria de nossos erros esteve ligada à parte aerodinâmica e tivemos de compreendê-los antes de resolver os problemas, por isso o carro não funcionava como gostaríamos", acrescentou.

Com as equipes incapazes de testar os carros no tamanho real, os dados retirados do túnel de vento nem sempre correspondem ao que se vê na pista. Porém, no caso da Ferrari, ainda segundo Fry, essa diferença foi ainda maior em 2012, por conta de falhas no equipamento. "A correlação entre o túnel vento e a pista sempre será um quente", disse.

"Todo mundo tem seus problemas de correlação, mas os nossos problemas eram ainda maiores. Quanto maiores forem as variáveis, maior também é chance de se perder. O tempo de uso do túnel de vento é limitado devido às restrições de recursos, e se você obtém resultados de dois canais diferentes, tornar-se cada vez mais difícil entender as informações e interpretar os resultados", explicou.

Os problemas da Ferrari com o túnel de vento remontam a 2009, quando a equipe detectou uma pequena falha e acabou por demitir responsável na época, o inglês John Iley. Em outubro passado, o presidente do time, Luca di Montezemo, confirmou o fim das atividades da equipe no túnel a fim de fazer "verificações na calibragem". Para a temporada 2012, a esquadra vermelha vai usar o túnel de vento da Toyota, localizado na sede da montadora, em Colônia, na Alemanha. 

 

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