Documentário sobre rivalidade Villeneuve x Pironi ganha trailer e data de estreia

Produção, que chegará às telas da Sky Original em março, revela detalhes do embate entre os ferraristas na temporada de 1982 da Fórmula 1

Uma das rivalidades mais marcantes da Fórmula 1 na década de 1980 está prestes a ganhar um documentário. Com estreia prevista para março, ‘Villeneuve Pironi: Racing’s Untold Tragedy’ teve seu trailer oficial divulgado nesta sexta-feira (17) pela produtora Noah Media, em parceria com a Sky Original, emissora que detém os direitos de transmissão da F1 no Reino Unido.

Dirigida por Torquil Jones, ganhador do prêmio de melhor documentário pela Brodacast Awards em 2022, com “Finding Jack Charlton”, a produção revela bastidores da rivalidade entre Gilles Villeneuve e Didier Pironi, pilotos da Ferrari nas temporadas de 1981 e 1982 de F1, com foco especial ao GP de San Marino de 1982.

Para isso, o diretor convidou envolvidos nos dois lados para contarem versões da história, como membros das famílias de Pironi e Villeneuve, incluindo as esposas Catherine Goux e Joann Villeneuve, e filhos dos pilotos, como o campeão de Fórmula 1 da temporada de 1997, Jacques Villeneuve – que à época do embate do pai com o francês tinha 11 anos de idade.

Didier Pironi e Gilles Villeneuve (Foto: Reprodução)

O documentário conta ainda com a participação de Bernie Ecclestone, dos ex-pilotos Alain Prost, Jody Scheckter e Jackie Stewart, e membros da Ferrari em 1982, como o diretor Marco Piccinini e o designer Mauro Forghieri, falecido em novembro passado.

Além de Torquil Jones, o documentário conta com a presença de dois nomes ilustres em sua produção: John McKenna, codiretor de ‘Steve McQueen: The Man & Le Mans’ (2015), e o ex-piloto Mark Webber, que disputou a F1 entre 2002 e 2013.

A rivalidade Pironi x Villeneuve

Gilles Villeneuve e Didier Pironi se tornaram companheiros de equipe na Ferrari em 1981, quando o francês foi contratado para substituir o campeão de 1979, Jody Scheckter, que se aposentou da categoria no ano anterior.

Embora logo tenham se tornado amigos, o relacionamento de ambos se deteriorou após o GP de San Marino, em abril de 1982. Na última volta da prova, Villeneuve liderava, seguido por Pironi, e a Ferrari havia ordenado a dupla para reduzir o ritmo e garantir a dobradinha. Contudo, o francês descumpriu a ordem e ultrapassou o canadense, assegurando a segunda de suas três vitórias na Fórmula 1.

A atitude do francês causou grande descontentamento em Gilles, que morreria pouco menos de duas semanas mais tarde, em um acidente durante treino para o GP da Bélgica, em Zolder.

Considerado como um dos grandes pilotos da F1 sem título, Villeneuve morreu em 1982, em acidente no circuito de Zolder (Foto: Reprodução)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Em agosto daquele ano, Pironi, então líder da temporada, sofreu um acidente em Höckenheim que resultou em graves lesões nas pernas e culminou com o fim de sua carreira na F1.

Em 1987, Pironi faleceu após acidente em uma corrida de lanchas offshore, na Ilha de Wight, na Inglaterra, pouco antes do nascimento de seus filhos gêmeos, frutos do relacionamento com sua namorada, Catherine Goux.

Vale destacar que ambos foram batizados com os nomes dos envolvidos na polêmica de 1982: Didier e Gilles, que chegou a trabalhar como engenheiro na equipe Mercedes, e a representou no pódio do GP da Inglaterra de 2020, vencido por Lewis Hamilton. Atualmente, Gilles trabalha no setor de GT da Ferrari.

A estreia de ‘Villeneuve Pironi: Racing’s Untold Tragedy’ está prevista para 17 de março no Sky Original. Antes, uma pré-estreia será exibida no Festival de Filmes de Glascow, na Escócia, realizado entre 1º e 12 de março. Ainda não há previsão de exibição e disponibilidade no Brasil.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.