Ecclestone sugere que “diplomata” Todt largue assuntos de F1 e diz que Putin “deveria comandar a Europa”

Bernie Ecclestone deu uma entrevista bem movimentada ao jornal inglês 'Daily Mail'. Nela, falou bastante sobre política. Da parte envolvida no automobilismo, lamentou a postura conciliadora do presidente da FIA, Jean Todt, que deveria passar assuntos de F1 para o próximo, segundo Bernie. E no que não diz respeito ao automobilismo, rasgou elogios ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, e criticou o sistema de democracia

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Bernie Ecclestone já mostrou que está de volta junto da F1 e atirando para todos os lados sem muita vontade de evitar problemas. Então, pela primeira vez após alguns meses de mistério, Ecclestone contou o motivo pelo qual ele e Jean Todt não aproveitaram a carta branca que receberam para fazer qualquer mudança que quisessem na F1. E a resposta não vai agradar ao presidente da FIA.
 
Para Bernie, Todt está com problemas para realizar qualquer tipo de mudança na F1 ao seu lado – apesar de compartilhar de algumas opiniões – por conta da diplomacia. O antigo chefe da Ferrari não quer incomodar gente fundamental para seus projetos de segurança do trânsito dentro da União Europeia e Nações Unidas. A solução, que Ecclestone promete fazer pessoalmente, é que Todt delegue as questões de F1 para outra pessoa.
 
"Jean, infelizmente, se tornou um diplomata. Ele quer todo mundo feliz. É uma boa maneira de um presidente pensar, mas não funciona desse jeito. Não dá para deixar todo mundo feliz", avaliou em entrevista ao jornal inglês 'Daily Mail'.
 
"Está fazendo um trabalho muito bom para segurança no trânsito. É um grande esforço, ele viaja o mundo todo se encontrando com pessoas, mas seu o interesse na F1 é puramente por ser presidente da FIA. Ele não quer fazer algo que talvez desestabilize o projeto nas Nações Unidas. Ele deveria seguir tocando as outras coisas, mas passar a responsabilidade pela F1 para outra pessoa. Vou falar com ele sobre isso", afirmou.
Acabou o amor? (Foto: Getty Images)
Quem seria, no entanto, a pessoa para tratar da F1? Ecclestone não quer se meter e prefere ficar longe das sugestões. "Não tenho ideia. Isso é com a FIA".
 
"No último Conselho Mundial de Automobilismo, um dos vice-presidentes passou uma moção que garantia que eu e Todt pudéssemos fazer o que precisássemos para melhorar a F1. Eu disse 'Jean, agora podemos fazer o que queremos', mas ele respondeu que seríamos processados. Disse para não se preocupar, que pagaríamos todos os custos. Se precisasse pagar por danos, pagaríamos os danos. Tínhamos a arma carregada, mas ele falou que não queria esse tipo de problema", contou.
 
Se o modelo de presidente de Todt não é o que Ecclestone gosta, então qual é? A resposta é fácil: Vladimir Putin. Para o supremo da F1, o presidente da Rússia deveria "comandar a Europa". Não foi só isso que Bernie disse – ele também se mostrou um oposicionista da democracia. 
 
"Ele é o cara que deveria comandar a Europa. Vai resolver as coisas que estão acontecendo na Síria. O lado bom é que ele faz o que acredita ser certo e sustenta aquilo. É difícil convencê-lo do contrário", falou.
Presidente da Rússia, Vladimir Putin é figura sempre presente no GP em Sóchi (Foto: AP)
"Falo com ele quando preciso. Gosto de fazer negócios com gente que faz os próprios trabalhos sem entregar para o assistente do assistente. É a única forma das coisas serem feitas. Eu já disse antes que não gosto muito da democracia. Nada é resolvido", disparou. 
 
Sobrou também um elogio para o primeiro-ministro britânico, David Cameron, e a maneira como está tratando as conversas do Reino Unido com a União Europeia. Aliás, se depender de Bernie, a Grã-Bretanha pode deixar a UE que não fará a menor falta.
 
"Eu até gosto do David Cameron. Não acho que eu conseguiria, mas ele tem feito bastante do que ele acha melhor para o Reino Unido nas negociações com a União Europeia. Respeito isso, mas quero que deixemos a Europa. Não faz a menor diferença no meu negócio. Não afeta ninguém aqui. Sei o que damos para a UE, mas não sei o que ganhamos em troca", encerrou.
 
Enquanto isso, a F1 começa sua pré-temporada nesta segunda-feira (22) em Barcelona. A temporada começa com o GP da Austrália em 20 de março.

VEJA A EDIÇÃO #16 DO PADDOCK GP, COM RAFAEL PASCHOALIN

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.