Ex-engenheiro de Massa reconhece título de Hamilton em 2008 e decreta: “Não vencemos”

Rob Smedley voltou a falar que respeita o direito de Felipe Massa em correr atrás "do que acha justo", mas afirmou que queria ter vencido o Mundial de 2008 da Fórmula 1 "em 2008"

Enquanto Felipe Massa avança na luta para ser reconhecido campeão da temporada 2008 da Fórmula 1, o ex-engenheiro do piloto nos tempos de Ferrari, Rob Smedley, voltou a se pronunciar sobre o caso. Reiterando que apoia o direito do amigo em fazer o que achar justo, o britânico reconheceu que Lewis Hamilton mereceu o título.

Smedley falou ao podcast Formula For Success antes da confirmação da abertura do processo de Felipe na King’s Bench Division, que é uma das três divisões do Supremo Tribunal de Justiça do Reino Unido, contra Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Formula One Management (FOM) e Bernie Ecclestone. O engenheiro foi bastante sincero ao ser questionado sobre como avalia a reivindicação de Massa e disse que queria ter vencido o título de 2008 “em 2008”.

“Acho que os deuses do automobilismo decidiram outra coisa”, começou Smedley. “Ele é um dos meus melhores amigos e se quiser seguir com tudo isso, todos devem ser livres para fazer o que quiserem”, reiterou.

“Minha opinião é que sou alguém que nunca olha para trás. Não me importo com o que aconteceu ontem, estou interessado no que está acontecendo hoje, amanhã e como vou afetar isso. Felipe deixou bem claro a razão [do processo], ele quer justiça, como diz, e tem o direito de poder fazer isso. Bom para ele, se é isso que quer fazer”, continuou Smedley.

Felipe Massa quer ser reconhecido como campeão de 2008 (Foto: Ferrari)

“Minha opinião é que teria sido ótimo ter vencido o Mundial de 2008 em 2008. Não vencemos, Lewis venceu, e o cara que chega ao final da temporada com mais pontos é o que merece vencer, independentemente da forma como esses pontos são acumulados. Isso é corrida”, completou.

Presente no paddock da F1 durante o último final de semana, em Jedá, o britânico ainda lembrou que em campeonatos longos, várias são as situações que podem favorecer ou prejudicar um piloto, e o mesmo aconteceu com a Ferrari.

“Temos sorte em marcar pontos que não deveríamos ter conquistado e também perdemos outros que não eram para ser perdidos. E acho que é o objetivo é esse, é por isso que são 24 corridas no Mundial. Ao longo da temporada, tudo se equilibra”, seguiu.

“Não sei como [o processo] vai acabar. Vou observar de longe e ver onde vai chegar”, finalizou.

Fórmula 1 retorna daqui a duas semanas, entre os dias 22 e 24 de março, com o GP da Austrália, terceira etapa da temporada 2024, em Melbourne.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.