Ex-McLaren relata evolução de Bortoleto e parabeniza Sauber: “Excelente negócio”

Ex-líder do Programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren, Emanuele Pirro foi o responsável por levar Gabriel Bortoleto ao time papaia. O italiano fez questão de destacar as principais qualidades do futuro piloto da Sauber/Audi na Fórmula 1

Enquanto a Fórmula 1 embarca em mais um período de longo descanso após o GP de São Paulo, realizado no domingo (3), Gabriel Bortoleto atraiu todos os holofotes e virou a principal notícia após ser confirmado como piloto da Sauber/Audi a partir da temporada 2025. Emanuele Pirro, ex-líder do recém-criado Programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren, não poupo palavras e rasgou elogios ao antigo pupilo.

A chegada do brasileiro à categoria principal do automobilismo mundial, no entanto, recebeu algumas críticas. Na última quinta-feira, Franz Tost, que ao longo de muitos anos assumiu o cargo de chefia na equipe irmã da Red Bull — atual RB (Visa Cash App RB) —, mostrou-se contra a chegada de jovens inexperientes ao grid e citou os erros cometidos por Oliver Bearman e Franco Colapinto, da Haas e Williams, respectivamente, durante a etapa em Interlagos para embasar a sua opinião. Para o ex-dirigente, Mick Schumacher deveria ter sido a escolha do time de Hinwil.

Porém, a promoção do atual líder da Fórmula 2 foi muito bem-vista pela maior parte dos entusiastas da F1. Pirro, que foi quem abriu as portas para Bortoleto na McLaren ao fim de 2023, logo após o paulistano erguer o troféu da Fórmula 3, explicou como conheceu Gabriel e elogiou a postura ética e competitiva do futuro companheiro de Nico Hülkenberg.

“Conheci o Gabriel em 2021, quando corria na Fórmula 4 com a Prema. Meu filho Goffredo era o engenheiro de corrida dele. Ele havia me falado desse piloto rápido, inteligente, educado, e também uma pessoa legal. Enfim, queria conhecê-lo”, contou durante uma entrevista ao jornal italiano Corriere dello Sport.

Emanuel Pirro (ao centro) ao lado de Gabriel Bortoleto na McLaren (Foto: Divulgação/McLaren)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Bortoleto acerta com Sauber/Audi e garante entrada no grid da F1 em 2025

“Rapidamente nos demos bem, tanto que quando Gabriel veio correr em Vallelunga, nós o hospedamos em nossa casa. Ele tem grandes qualidades: visão de corrida, capacidade de autocrítica, conhecimento dos próprios limites, comprometimento, vontade de se envolver, capacidade de analisar e aprender com os próprios erros”, continuou.

Emanuele reconheceu que Bortoleto precisava evoluir, mas elogiou o brasileiro pelo comprometimento e crescimento nos últimos anos. Por fim, parabenizou até mesmo a Sauber pela escolha que foi feita para 2025 e além.

“Tecnicamente, ele estava mal preparado, mas fez grandes progressos nos últimos anos. Ser analítico, autoconfiante e aprender com os próprios erros, sem repeti-los, prenuncia amplas margens de melhoria. Ao tirar Bortoleto da McLaren, onde ele não tinha vaga, a Sauber/Audi fez um excelente negócio”, encerrou.

Fórmula 1 agora volta às pistas para o GP de Las Vegas, nos Estados Unidos, entre os dias 21 e 24 de novembro. Depois, realiza corridas no Catar, última sprint do ano, e Abu Dhabi.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.