Ex-presidente põe Alonso no top-3 histórico da Ferrari, mas lembra dificuldades para ser “homem de equipe”

Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari, durante quase três décadas, recordou dos tempos em que conviveu com Fernando Alonso na escuderia italiana. Segundo Montezemolo, Alonso sempre deu tudo de si e mostrou talento fenomenal, mas tinha personalidade complicada e problemas para trabalhar em grupo

A temporada 2014 da Ferrari foi conturbada. Para quem talvez não lembra, a escuderia italiana promoveu um 'bota abaixo' que começou na reta final da temporada e durou até dezembro. Entre os que saíram, estavam o presidente Luca di Montezemolo e Fernando Alonso. E os dois tiveram seus desentendimentos. Mais de quatro anos depois, Montezemolo tem elogios ao piloto e também uma observação: que o bicampeão mundial tem dificuldades de trabalhar em equipe.
 
Nem tudo entre os dois foi ruim, porém. Alonso foi contratado em 2010, uma escolha pessoal de Montezemolo, que trabalhou para fechar com Fernando – o piloto mais desejado do mercado naquele momento. Mesmo com a Ferrari fora do prumo, Alonso passou perto do título duas vezes. 
 
Montezemolo foi questionado sobre a aposentadoria de Alonso da F1 e o começo da carreira fora dela, com a vitória nas 24 Horas de Daytona. E fez mais uma análise sobre o espanhol 
Fernando Alonso ganhou em Daytona (Foto: Daytona International Speedway)

"Estou muito feliz. Fernando é um ótimo piloto", elogiou. "Ele várias vezes teve dificuldades em ser um homem de equipe, mas junto a Schumacher e Lauda foi um dos melhores de toda a história da Ferrari", afirmou em entrevista ao jornal italiano 'La Gazzetta dello Sport'.

 
"A personalidade dele não é fácil, mas ele sempre deu tudo dele. Meu único arrependimento é que em 2010 e 2012 ele não tenha conseguido ganhar o título mundial, apesar de lutar até o fim", encerrou. 
 
De fato, Alonso abriu a nova carreira com a vitória em Daytona defendendo a Cadillac e a Wayne Taylor Racing. Agora ele quer continuar vencendo corridas das mais famosas do mundo. 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube