Alonso destaca “oportunismo” em “resultado além do merecido” em Baku

Fernando Alonso se segurou no top-10 durante a reta final do GP do Azerbaijão e foi beneficiado pelo acidente entre Carlos Sainz e Sergio Pérez

A Aston Martin vivenciou um fim de semana de altos e baixos no GP do Azerbaijão de Fórmula 1. Enquanto Lance Stroll teve de abandonar e sofreu com problemas desde a primeira volta, Fernando Alonso ficou dentro do top-10 e conseguiu cruzar a linha de chegada em sexto. No entanto, para o espanhol, o resultado acabou sendo “além do merecido” pelas circunstâncias da prova. 

Na penúltima volta, Alonso estava na oitava posição até a batida entre Carlos Sainz e Sergio Pérez que disputavam a terceira colocação, que acabou sendo herdada por George Russell

Por isso, apesar de ter entendido que a corrida em Baku foi semelhante ao GP da Itália na rodada anterior, Alonso acabou terminando na sexta colocação e conquistando seu melhor resultado desde o GP do Canadá, em junho. 

“Às vezes é 11º, como em Monza, que ainda me lembro porque foi uma corrida muito parecida com a de hoje. Mas, desta vez, fomos mais premiados do que merecíamos porque, com o acidente, ganhamos duas posições. Estou feliz com os últimos fins de semana, porque encontramos um ritmo, uma consistência e uma visão que faltavam há alguns GPs e devemos continuar assim”, pontuou. 

Fernando Alonso ganhou duas posições com batida de Sainz e Pérez (Foto: AFP)

Perguntado sobre a prova, Alonso destacou que moldou a estratégia de paradas baseada no que os carros ao redor estavam fazendo. Além disso, o bicampeão mundial apontou a importância de ter segurado a Williams e a Haas em pista, duas equipes que o espanhol sentiu que estavam mais rápidas que a Aston Martin no fim de semana. 

“Foi muito boa no sentido de que executamos tudo o que tínhamos de fazer da melhor forma possível, sem cometer erros e sendo flexíveis na estratégia. Não sabíamos se íamos fazer uma ou duas paradas, mas quando o resto foi para os boxes, decidimos”, revelou.

“Depois, nos defendemos de Franco [Colapinto], Alex [Albon] e Nico [Hülkenberg] e controlamos um pouco a corrida, porque os outros estavam um pouco mais distantes. Nas últimas corridas, as quatro melhores equipes pontuavam sempre e apenas o nono e o décimo estavam disponíveis. Agora, com os carros que ficaram de fora, o sexto lugar era possível e aproveitamos a oportunidade. Fomos oportunistas”, concluiu. 

Com os pontos somados em Baku, Alonso está atualmente na nona posição do Mundial de Pilotos, com 58 tentos. Já a Aston Martin segue em quinto lugar entre os Construtores, com 82 pontos conquistados.

A Fórmula 1 volta entre os dias 20 e 22 de setembro em Singapura, 18ª etapa da temporada 2024, nas ruas de Marina Bay.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: 5 coisas que aprendemos no sábado do GP do Azerbaijão da Fórmula 1 2024

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.