Alonso reclama de punição “decepcionante” e diz que manobra “faz parte do automobilismo”

Fernando Alonso protestou contra punição recebida após o GP da Austrália, afirmando que tirou o pé em manobra defensiva apenas para "maximizar velocidade de saída da curva"

Fernando Alonso não ficou nada contente com a punição de 20s que recebeu após o GP da Austrália por ter sido declarado culpado pelo fortíssimo acidente de George Russell no giro final da corrida em Melbourne. De acordo com o piloto da Aston Martin, o motivo da desaceleração precoce na curva seis foi para “maximizar a velocidade de saída” em uma tentativa de se defender melhor do piloto da Mercedes. E ainda afirmou que tal manobra “faz parte do automobilismo”.

Nas voltas finais da terceira etapa da temporada 2024 da Fórmula 1, Alonso e Russell se envolveram em uma disputa acirrada pela sexta posição. Enquanto tentava chegar no asturiano, o companheiro de Lewis Hamilton se assustou com a aproximação repentina em relação ao carro esmeraldino na entrada da curva seis, perdeu o controle do W15 e bateu violentamente na barreira de proteção, voltando para a pista em uma situação perigosa. Embora o britânico tenha pedido desesperadamente para que os comissários decretassem bandeira vermelha, isso não aconteceu.

Após a corrida, Alonso afirmou que sofreu com problemas na bateria durante as últimas 15 voltas e negou que tenha feito brake-test para tentar se defender do #63. Quando os comissários da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decretaram a punição de 20s, que fez o companheiro de Lance Stroll cair da sexta para a oitava posição, Fernando mais uma vez se manifestou para explicar o seu ponto de vista.

“Nas voltas finais, George se aproximou de mim rapidamente. Sabia que ele estava chegando, pois ficou na faixa do DRS por cinco ou seis voltas. Então, eu tive de impor um ritmo de classificação para me manter à frente”, disse Alonso.

George Russell atravessado após acidente (Foto: AFP)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Queria maximizar minha velocidade de saída da curva seis para me defender dele. Isso é o que qualquer piloto faria e não achei que fosse perigoso. É decepcionante receber uma punição dos comissários por uma disputa que foi difícil, mas justa”, esbravejou o bicampeão mundial. “Mesmo assim, estou feliz que George esteja bem. Não foi legal ver o carro dele no meio da pista”, continuou.

Mais tarde, mas desta vez em seu perfil no X, Alonso voltou a criticar a decisão dos comissários e lembrou de outros duelos nos quais já se envolveu ao longo da carreira, citando até mesmo a disputa contra Sergio Pérez no GP de São Paulo do ano passado para justificar a manobra aplicada no Albert Park.

“Fiquei um pouco surpreso com a punição no final sobre como deveríamos abordar as curvas ou como deveríamos guiar carros de corrida. Em nenhum momento queremos fazer algo errado nessas velocidades. Na F1, com mais de 20 anos de experiência, com duelos épicos como os de Ímola em 2005 e 2006, e no Brasil em 2023, mudar as linhas de corrida, sacrificar a velocidade de entrada para ter boas saídas de curvas faz parte da arte do automobilismo”, observou o #14.

“Nunca entregamos 100% em todas as voltas e em todas as curvas, pois economizamos combustível, pneus, freios. Por isso, ser responsável por não fazer todas as voltas iguais é um pouco surpreendente”, sublinhou.

Fernando Alonso caiu da sexta para a oitava posição após punição (Foto: Aston Martin)

Por fim, Alonso comentou sobre o desempenho da equipe e o que espera para a próxima etapa da temporada, daqui a duas semanas, no circuito de Suzuka, no Japão.

“Não foi o melhor fim de semana para nós em termos de ritmo, mas a nossa corrida foi bem executada: boa estratégia, pit-stops incríveis, boa confiabilidade. Acho que provavelmente marcamos mais pontos hoje do que o nosso ritmo merecia”, finalizou Fernando.

Fórmula 1 retorna com a temporada 2024 em duas semanas, entre os dias 5 e 7 de abril, com o GP do Japão, em Suzuka.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.