Ferrari admite erro de estratégia na sprint, mas se diz “feliz com nossos pilotos”

Chefe da Ferrari, Frédéric Vasseur entende que Charles Leclerc permaneceu muito tempo na turbulência gerada por Sergio Pérez, o que prejudicou a corrida do monegasco

A Ferrari cometeu um erro de estratégia com Charles Leclerc na corrida sprint do GP do Azerbaijão, segundo Frédéric Vasseur, chefe da equipe de Maranello. Em contato com a imprensa após a prova deste sábado (29), o comandante afirmou que o carro #16 permaneceu muito tempo no ar sujo gerado por Sergio Pérez, da Red Bull, que venceu a prova — o que acabou comprometendo o restante da corrida do monegasco.

Leclerc até largou bem e não teve problemas no reinício da sprint após o safety-car, mas não foi páreo para o ótimo ritmo apresentado pela Red Bull e perdeu a liderança ainda na oitava volta. No final da corrida, sofreu pressão de Max Verstappen, mas o holandês tinha um bólido problemático após sofrer um toque de George Russell, da Mercedes, na primeira volta. No fim, o monegasco garantiu um segundo lugar festejado.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Charles Leclerc foi segundo na sprint do Azerbaijão (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“[Com Leclerc], pressionamos um pouco mais no início da sprint a fim de tentar manter Pérez atrás. Depois [de perdermos a liderança], tentamos nos manter muito próximos. Acho que, no final das contas, isso teve um efeito contrário no nosso ritmo”, explicou. “É assim no ar sujo, o carro tem mais dificuldades do que no ar limpo”, destacou.

O chefe da equipe, logo depois, fez questão de elogiar sua dupla de pilotos, completada por Carlos Sainz. O espanhol, que reclamou de problemas de ritmo na sexta-feira (28) e sofreu bastante nas duas classificações, cometendo muitos erros, terminou a sessão no quinto lugar.

“Estamos muito felizes com nossos pilotos”, festejou. “São peças-chave. É muito importante tê-los envolvidos no projeto. Charles [Leclerc] disse querer ser campeão mundial pela Ferrari. Eu quero ser campeão mundial com Charles e quero trabalhar com Carlos [Sainz]”, concluiu.

Com os resultados em Baku, a Ferrari — que chegou da Austrália sem somar pontos — ocupa atualmente a quarta colocação do Mundial de Construtores, com 37 tentos conquistados. A equipe italiana tem 100 a menos do que a Red Bull, líder do campeonato. No de Pilotos, Sainz é o quinto, enquanto Leclerc aparece apenas na oitava colocação.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Azerbaijão de Fórmula 1. A largada está marcada para as 8h (horário de Brasília) deste domingo (30).

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.