Ferrari vê “ritmo surpreendente” em Zandvoort, mas “Norris ficou bem à frente”

Charles Leclerc cruzou a linha de chegada em terceiro e subiu ao pódio, enquanto Carlos Sainz fez boa corrida de recuperação e ficou em quinto

A Ferrari, que teve muitas dificuldades em Zandvoort, em especial na classificação, fez uma grande corrida no GP dos Países Baixos neste domingo (25). Charles Leclerc subiu ao pódio e Carlos Sainz ficou em quinto após fazer uma corrida de recuperação. Com isso, Frédéric Vasseur, chefe da equipe, celebrou o “bom desempenho” do time, mas também ressaltou a longa distância para Lando Norris

O britânico da McLaren venceu o GP dos Países Baixos com mais de 20s de diferença para o segundo colocado, Max Verstappen, e 25s para Leclerc, que cruzou a linha em terceiro. 

Neste sábado (24), após a classificação, Leclerc não se mostrou otimista com o fim de semana da Ferrari e afirmou que esperava terminar a prova próximo da sexta colocação, de onde largou. Além disso, Sainz sofreu mais problemas ainda no fim de semana e caiu no Q2, largando da décima posição após punição a Alexander Albon.

“Foi uma grande corrida. Falamos sobre não estarmos tão otimistas aqui em Zandvoort. A classificação também foi complicada, mas hoje tudo correu bem. Tivemos uma excelente estratégia, bons pit-stops, uma boa saída, uma excelente gestão de pneus por parte de ambos os pilotos e Charles conseguiu manter [Oscar] Piastri atrás, apesar dele ter pneus mais frescos. Temos de ser positivos e apreciar o resultado, mas também lembrar que Norris terminou bem à frente e queremos vencer, não ficar em terceiro. Dito isso, tivemos um bom desempenho”, analisou Vasseur.

Charles Leclerc (Foto: AFP)

O dirigente também destacou que a performance com pneus já usados estava melhor neste fim de semana do que com compostos frescos, algo que pode ter ajudado Leclerc a segurar Piastri até o fim. Além disso, Vasseur falou sobre a sequência na temporada e disse que a Ferrari deve estar em melhores condições na próxima rodada, em Monza

“Já na sexta-feira tivemos a sensação de que estávamos melhores com pneus usados ​​em comparação com os novos. Hoje ficou claro que foi um fim de semana positivo e temos de construir a última parte da temporada sobre essa base, até porque ainda faltam nove corridas em pistas que se adequam melhor ao nosso carro. Há um pacote de atualizações que está chegando. Vamos nos concentrar nas próximas corridas”, afirmou.

“É também positivo para a confiança da equipe. Sabemos que em Monza estaremos melhores em termos de adaptação à pista, mas vamos ter em mente que Norris chegou muito longe hoje”, continuou.

Acima de tudo, Vasseur destacou como o ritmo da Ferrari foi “surpreendente” na corrida deste domingo a ponto de deixar Leclerc a 5s de Verstappen, que não conseguiu batalhar com Norris pela vitória. 

Carlos Sainz (Foto: AFP)

“Sim, [o ritmo] foi surpreendente. Pedimos ao Charles para fazer uma volta forte no final e ele conseguiu impor um bom ritmo. Charles conseguiu estar no controle durante toda a corrida. Quando não é forçado a estar no limite, é sempre um bom sinal. Max conseguiu administrar a vantagem sobre Charles, mas terminamos a menos de 5s dele. E se considerarmos que Charles largou quatro posições atrás, a diferença foi toda acumulada na primeira volta. É um passo positivo, mas ainda não é o suficiente”, concluiu.

A Fórmula 1 volta às pistas já no próximo fim de semana para o GP da Itália, em Monza, entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Norris se salva após desmonte na largada, passa Verstappen e vence GP dos Países Baixos

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.