FIA condena vaias “tribais” a Verstappen e Horner no F175: “Foi decepcionante”
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) reagiu às vaias direcionadas a Max Verstappen e Christian Horner no evento de lançamento da F1
O F175 Live foi um grande sucesso entre os fãs, as equipes e os pilotos da Fórmula 1 na última terça-feira (18). No entanto, um episódio em particular marcou o evento para a Red Bull: as vaias direcionadas a Christian Horner e Max Verstappen. Agora, dias depois, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) se pronunciou sobre o episódio ocorrido na O2 Arena, em Londres.
Em nota, a federação lamentou o episódio e reforçou que a base do automobilismo é uma “cultura de respeito”, apesar de toda e qualquer rivalidade existente. Além disso, também destacou que o episódio foi “decepcionante” e chamou a reação do público de “tribal”.
A nota também reforçou a campanha da FIA contra abusos online no esporte e afirmou estar “ao lado de todos os competidores”.
“Grandes rivalidades ao longo da história do automobilismo contribuíram para tornar a experiência tão emocionante para os fãs. Mas o que sustenta o esporte em todos os níveis é uma cultura de respeito. Sendo assim, foi decepcionante ouvir a reação tribal da multidão em relação ao campeão mundial de Fórmula 1, Max Verstappen, e ao chefe e CEO da Red Bull, Christian Horner, no lançamento da F1 em Londres”, pontuou a nota da FIA.

“Max e Christian ambos contribuíram enormemente para o esporte que amamos. Na temporada que vem, não devemos perder de vista isso. Como parte do compromisso da FIA em proteger a integridade do esporte, estamos liderando uma coalizão que combate os abusos online no esporte sob a bandeira da campanha Unidos Contra o Abuso Online”, reforçou.
“Estamos ao lado de todos os nossos competidores, oficiais, voluntários e fãs para nos unir contra essa ameaça crescente. Pedimos à comunidade esportiva que considere o impacto de suas ações tanto online quanto offline”, encerrou.
Em reação às vaias, Jos Verstappen, pai do atual tetracampeão, saiu em defesa do filho e afirmou que Max não vai mais comparecer a eventos da F1 na Inglaterra, que sediou o F175 Live.
No entanto, essa não foi a única vaia da noite. O principal coro de desaprovação foi destinado à própria FIA. Uma das apresentadoras do evento fez menção agradecendo os esforços do órgão para evoluir a segurança do esporte a motor ao longo dos anos, o que gerou a reação negativa.

Rapidamente, o logo da Federação foi trocado pelo da fornecedora de motores Pirelli, que também recebeu um agradecimento, já que completará 500 corridas com o Mundial em 2025.
A Fórmula 1 se aproxima do retorno das férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Fazer Hamilton brilhar e desenvolver SF-25: 5 desafios da Ferrari na F1 2025

