FIA entrega advertência escrita a Marko após declaração xenofóbica sobre Pérez

Federação Internacional de Automobilismo (FIA) resolveu advertir Helmut Marko por conta das declarações preconceituosas sobre Sergio Pérez apresentadas após o GP da Itália

O restante do universo da Fórmula 1 demorou, mas agora age frente às declarações xenofóbicas de Helmut Marko sobre Sergio Pérez. O consultor da Red Bull, que foi criticado por diversos atores do espetáculo nos últimos dias, agora recebeu uma advertência escrita por parte da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

Nesta sexta-feira (15), dia de primeiros treinos livres da Fórmula 1 no GP de Singapura, a FIA entregou uma advertência escrita para o consultor da Red Bull. No documento, lembra a Marko que ele tem responsabilidades como figura pública do esporte a motor e que precisa agir adequadamente segundo o Código de Ética da FIA. As informações são da rede inglesa de TV Sky Sports.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Marko foi xenofóbico ao justificar desempenho ruim de Pérez na F1 (Foto: AFP)

A história começou a rodar o mundo nos dias seguintes ao GP da Itália, quando, na tentativa de explicar os altos e baixos da temporada de Pérez, disse que pilotos “sul-americanos” tem mais dificuldade de se manter concentrados. Além do óbvio, há uma questão geográfica: o México, país de Pérez, fica na América do Norte.

Depois disso, o GP da Cidade do México expediu um comunicado no qual repudiava Marko, ainda no fim de semana passado. E o consultor pediu desculpas. Mas apenas agora que se juntou em Singapura é que o restante do mundo F1 reagiu. Pérez fez pouco caso da declaração, mas o chefe da Red Bull, Christian Horner, repreendeu o consultor. Falou que não pode punir Marko porque o veterano não é funcionário da equipe, mas da Red Bull matriz.

O mais duro foi Lewis Hamilton, que tratou o episódio por “totalmente inaceitável” e afirmou que não é o tipo de coisa “pelo qual você simplesmente se desculpa e tudo fica bem”. As equipes fizeram coro.

🔴AO VIVO! F1 2023 em Singapura: FERRARI domina treinos. CADÊ A RED BULL? | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.