FIA mantém rigor com limites de pista na França e define conduta em áreas de escape

Órgão regulador prometeu não dar trégua quanto à fiscalização do excesso de limites de pista. Nas notas enviadas às equipes antes do início do fim de semana, entidade também determinou como pilotos devem agir caso escapem do traçado em certas curvas

Os comissários de prova da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) não deram trégua na fiscalização dos limites de pista na Áustria. Em Spielberg, a direção detectou ao menos 43 infrações do tipo ao longo da corrida, além de várias voltas deletadas na classificação. Exceder os limites de pista era a norma padrão no Red Bull Ring.

E para a preocupação de Mick Schumacher e Red Bull – que manifestaram publicamente receio com a “grande questão” -, a entidade que regula a Fórmula 1 prometeu não dar para trás no rigor a ser adotado em Paul Ricard.

LEIA TAMBÉM
+ Schumacher prevê limites de pista como “grande questão” na França e pede por solução
+ Red Bull admite preocupação com limites de pista em Paul Ricard: “Será um problema”

A direção de prova do órgão regulador bateu o pé e, mais uma vez, determinou que os limites de pista serão marcados pelas linhas brancas externas no circuito francês. Além disso, a FIA garantiu: quem sair do traçado na curva 10, a Signes – de alta velocidade -, terá sua volta deletada. Seja na classificação, seja na corrida.

Além da firmeza quanto ao excesso dos limites de pista, a entidade esclareceu, nas notas do evento, que os pilotos deverão seguir instruções determinadas nas áreas de escape caso saiam do traçado. Nada de voltar ao circuito de qualquer maneira: o órgão regulador deixou claro que certos procedimentos precisam, necessariamente, serem rigorosamente seguidos.

É o caso, por exemplo, das curvas 1 a 5 e 8 e 9. A FIA determinou que, caso os pilotos deem uma escapadinha, precisam contornar o apêndice por fora, delimitado pelo mini poste amarelo fluorescente que permeia o traçado. No caso das primeiras duas curvas, os pilotos deverão se manter à direita e voltar à pista da mesma maneira; nas curvas 3 a 5, pela esquerda.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do fim de semana do GP da França de Fórmula 1.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

HAMILTON 300 NA F1 2022 + RED BULL ADMITE ERRO | WGP
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.