FIA pune e tira Alonso dos pontos nos EUA por correr com carro danificado

Os comissários da FIA concluíram que a Alpine mandou o carro de Fernando Alonso de volta à pista de maneira insegura após acidente com Lance Stroll

Fernando Alonso e Lance Stroll causaram safety-car em Austin (Vídeo: Reprodução/F1 TV)

Mais de cinco horas já passavam desde que Max Verstappen recebeu a bandeirada para confirmar a vitória do GP dos Estados Unidos de Fórmula 1 quando os comissários da FIA resolveram mudar o resultado ao concluírem que a Alpine devolveu Fernando Alonso à pista de maneira insegura após o acidente com Lance Stroll. Assim, o bicampeão recebeu 30 segundos de adição ao tempo final e perdeu os pontos que havia conquistado.

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A decisão chegou por volta das 23h [de Brasília, 21h no Texas]. O que aconteceu foi o seguinte: Alonso se envolveu em acidente com Stroll durante a corrida e viu o carro danificado. O canadense foi considerado culpado e punido com três posições de punição para o GP do México da semana que vem por conta do incidente. Alonso, de maneira surpreendente, não abandonou. Foi aos boxes em seguida, manteve o carro na prova e ainda terminou nos pontos, com a sétima colocação. Mas tinha prorrogação na salinha da FIA. O sétimo lugar virou 15º.

A punição veio por conta de um protesto da Haas, que afirmou que o carro de Alonso estava inseguro por conta do espelho direito, que estava se mexendo e eventualmente caiu do carro, o que é uma infração do regulamento. O protesto, inclusive, foi feito 24 minutos após o tempo limite que os comissários determinam, mas entenderam que o compromisso com prazo não era possível neste caso, e o protesto era legítimo.

A audiência teve Gunther Steiner e Ayao Komatsu representando a Haas, Alan Pérmane representando a Alpine, além de Niels Wittich, Jo Bauer e Nikolas Tombazis representando a FIA. Os membros do time americano afirmaram que o carro de Alonso era inseguro, e que a Haas recebeu a bandeira preta e laranja em três ocasiões diferentes nesta temporada por ter um carro em condições inseguras.

Fernando Alonso quase capotou após a barbeiragem de Lance Stroll e ainda perdeu os pontos horas depois da corrida (Foto: Reprodução/F1)

Já a Alpine citou que o espelho saiu sem culpa do piloto ou da equipe, e sim pelo efeito do acidente com Lance Stroll, da Aston Martin, voltas antes. Permane também citou que após a queda do espelho, em apenas um momento houve um carro imediatamente atrás de Alonso, e que o engenheiro o informava sobre a distância a todo momento. Também relembrou de um episódio no GP do Japão de 2019, quando Charles Leclerc e Lewis Hamilton puderam continuar a corrida com problemas no espelho.

O vídeo mostrou que o carro primeiro teve o espelho balançando por um número grande de voltas até eventualmente cair. Jo Bauer citou que o espelho desafixado era perigoso, poderia se soltar e atingir outro piloto, e por isso faltava segurança. Também citou que o carro precisa ter os dois espelhos fixados. Os comissários reconheceram que não houve o aviso com a bandeira preta e laranja para Alonso apesar da Haas notificar a situação à direção de prova em duas oportunidades diferentes.

A situação de Suzuka em 2019 foi descartada como “precedente”, e os comissários aceitaram o protesto da Haas, punindo Alonso em um “stop-and-go” de 10 segundos. Pela prova já ter sido encerrada, vira uma punição de 30 segundos adicionais no tempo de corrida do piloto espanhol, o que o tira da zona de pontuação. Nenhum ponto de punição foi aplicado.

Com isso, no que diz respeito aos pontos, Sebastian Vettel, Kevin Magnussen, Yuki Tsunoda e Esteban Ocon passam a ocupar, nesta ordem as posições sete, oito, nove e dez.

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