FIA reprova ‘paradinha’ de Verstappen em vitória na Estíria: “Não será tolerada no futuro”

Michael Masi, diretor de provas da Fórmula 1, não viu com bons olhos a comemoração com 'paradinha' de Max Verstappen no GP da Estíria

Acidente grave na Fórmula Renault Eurocup em 2015, envolvendo Roberto Merhi e Nicholas Latifi, fez a FIA reprovar ‘paradinha’ de Max Verstappen (Vídeo: Reprodução)

Normalmente, ao vencer uma corrida com folga, o piloto recebe a bandeirada bem próximo ao muro onde os mecânicos já celebram o triunfo. Essa é considerada quase que uma comemoração padrão nas vitórias da Fórmula 1. Porém, neste domingo (27), Max Verstappen decidiu festejar a conquista do GP da Estíria com a Red Bull de uma forma diferente: o taurino praticamente parou o carro na linha de chegada e fez na sequência um ziguezague com o RBR16B, levando os mecânicos da equipe ao êxtase. Porém, o ato não agradou a FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

Logo que viu a cena, o diretor de prova da F1, Michael Masi, fez uma advertência à equipe da casa, afirmando que o comportamento não poderia ocorrer no futuro. “Não é a situação ideal, falei com a equipe imediatamente e os avisei que atitudes como esta não serão toleradas no futuro”, comentou.

Apesar da insatisfação da entidade que rege o esporte, a celebração de Verstappen não feriu o regulamento da categoria, que permite comemorações que sejam “desempenhadas de maneira segura, sem trazer riscos a outros pilotos ou oficiais de prova”.

+O resultado do GP da Estíria de Fórmula 1
+A classificação da Fórmula 1 depois do GP da Estíria

Além disso, o regulamento defende que são legais celebrações que não ofendam a legalidade do veículo e que não atrasem a comemoração do pódio, momento muito visado pelos patrocinadores da categoria.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

MAX VERSTAPPEN; GP DA ESTÍRIA; VITÓRIA; RED BULL RING;
Líder com 18 pontos de vantagem para Hamilton: Max Verstappen segue na ponta do Mundial (Foto: Bryn Lennon/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Dito isso, a festa de Verstappen não infringiu nenhuma regra, visto que o carro mais próximo ao do vencedor era o retardatário, Nicholas Latifi, que estava 3s atrás. Porém, para não se complicar em futuras vitórias, Max recebeu o aviso que atitudes como esta não serão mais permitidas.

Mas cabe contextualizar a motivação pela insatisfação da direção de prova da FIA para a Fórmula 1 sobre a ‘paradinha’ de Max. Em 2015, logo que cruzou a linha de chegada em quarto lugar em uma das etapas da World Series by Renault no Red Bull Ring, Roberto Merhi praticamente parou o carro depois da bandeirada. Nicholas Latifi, hoje na Williams, vinha logo atrás e não conseguiu evitar a batida. O canadense acertou em cheio a traseira do carro do espanhol e capotou, protagonizando assim um gravíssimo acidente.

Como punição, Merhi foi desclassificado das corridas daquele fim de semana.

A Fórmula 1 continua com sua série de três corridas em finais de semana consecutivos e permanece no Red Bull Ring para a disputa do GP da Áustria entre os dias 2 e 4 de julho, com promessa de casa cheia no circuito austríaco. O GRANDE PRÊMIO cobre tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.