Verstappen lidera de ponta a ponta na casa da Red Bull e vence fácil pífio GP da Estíria

O modorrento GP da Estíria foi de glória para a Red Bull, que festejou um grande e dominante triunfo em casa com Max Verstappen. O holandês ampliou ainda mais a vantagem no Mundial de Pilotos para Lewis Hamilton, segundo lugar na corrida deste domingo

Se o GP da França contrariou as expectativas e entregou grande corrida, aconteceu exatamente o contrário com o GP da Estíria, oitava etapa da temporada 2021 da Fórmula 1, neste domingo (27). Sem o menor sinal de chuva no Red Bull Ring, Max Verstappen largou na pole e liderou de ponta a ponta a corrida na casa da equipe dos energéticos para vencer pela quarta vez no campeonato, o segundo triunfo seguido do holandês. Lewis Hamilton não teve sequer condições de lutar pelo topo do pódio e terminou na segunda colocação. O resultado coloca Verstappen ainda mais à frente na liderança do Mundial, agora com 156 pontos, contra 138 de Hamilton, que conseguiu fazer a volta mais rápida da corrida e levou o ponto extra.

Sergio Pérez, depois de um pit-stop ruim e de perder uma terceira posição certa, arriscou com um segundo pit-stop e vinha com mais despenho para perseguir Valtteri Bottas nas voltas finais, mas não conseguiu passar a Mercedes do finlandês, que garantiu o último degrau do pódio. O dono do carro #77 foi o terceiro, seguido por ‘Checo’ e pela McLaren de Lando Norris, em quinto.

LEIA TAMBÉM
+O resultado do GP da Estíria de Fórmula 1
+A classificação da Fórmula 1 depois do GP da Estíria

MAX VERSTAPPEN; VITÓRIA; GP DA ESTÍRIA;
Max Verstappen venceu de ponta a ponta o GP da Estíria deste domingo (Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Foi uma corrida, como um todo, muito ruim e de poucas emoções. Entre os ponteiros, não houve nenhuma grande briga por posição. Cabem, portanto, alguns destaques: a Ferrari fez uma corrida bastante positiva com seus dois pilotos e colocou Carlos Sainz em sexto e Charles Leclerc em sétimo. Em contrapartida, George Russell perdeu uma clamorosa chance de pontuar pela primeira vez com a Williams depois de problemas no pit-stop e também na unidade de potência do seu carro.

A Fórmula 1 continua com sua série de três corridas em finais de semana consecutivos e permanece no Red Bull Ring para a disputa do GP da Áustria entre os dias 2 e 4 de julho, com promessa de casa cheia no circuito austríaco. O GRANDE PRÊMIO cobre tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Verstappen domina e vence na casa da Red Bull: os melhores momentos do GP da Estíria (GRANDE PRÊMIO com Reuters)

Saiba como foi o GP da Estíria de Fórmula 1

Sem o menor sinal de chuva, os pilotos alinharam para a oitava etapa da temporada 2021 da Fórmula 1. Foi uma largada quase limpa, ao menos para os líderes. Max Verstappen manteve a liderança, seguido por Lewis Hamilton. Sergio Pérez lutou com Lando Norris pelo terceiro lugar, mas o piloto da McLaren conseguiu se colocar na frente e sustentou a terceira posição, enquanto Valtteri Bottas era o quinto.

Mas a largada foi complicada para Pierre Gasly. O piloto arrancou com a perspectiva de fazer uma grande corrida, mas ficou muito lento no trecho de reta por conta de um furo no pneu depois de ter sido tocado pela Ferrari de Charles Leclerc. O francês teve o pneu furado e depois se envolveu em um incidente com Antonio Giovinazzi e Nicholas Latifi na curva 4. Fim de prova para Gasly.

GP DA ESTÍRIA; MAX VERSTAPPEN; LEWIS HAMILTON;
Largada perfeita de Max Verstappen, que manteve a ponta no GP da Estíria (Foto: Red Bull Content Pool)

Leclerc teve de ir para os boxes para fazer um pit-stop extra, assim como Latifi. Desta forma, depois de seis voltas completadas, George Russell aparecia em oitavo lugar, logo atrás de Fernando Alonso e à frente de Yuki Tsunoda, que havia ultrapassado Daniel Ricciardo.

Enquanto Verstappen escapava na frente, Pérez tentava se aproximar de Norris e desgastava mais os pneus macios. A ultrapassagem em cima do piloto da McLaren era fundamental para a estratégia da Red Bull. Já Ricciardo reportava problemas de potência no motor Merceds da McLaren.

Lando foi valente, mas não conseguiu segurar o melhor ritmo da Red Bull do mexicano, que fez a ultrapassagem na volta 10. Na volta seguinte, foi a vez de Bottas, com pneus médios, deixar para trás a McLaren #4.

Quem roubava a cena mesmo era Russell, que aproveitava o desgaste dos pneus macios da Alpine de Alonso e, com compostos médios, pressionava o bicampeão na luta pelo sétimo lugar. Ao mesmo tempo, o piloto da Williams era seguido bem de perto por Tsunoda, enquanto Carlos Sainz fazia corrida bem discreta com a Ferrari e era o décimo. Bem mais atrás estava Leclerc, em 16º.

GEORGE RUSSELL; WILLIAMS; PIT-STOP
Desastre para George Russell: britânico perde a chance de pontuar após pit-stop da Williams no GP da Estíria (Foto: F1/Twitter)

A grande corrida de Russell acabou no pit-stop, na volta 27. A Williams se mostrou incrivelmente lenta na parada do britânico, que perdeu qualquer chance de pontuar e despencou na prova. A equipe de Grove reportou problemas na unidade de potência do carro #63. Voltas depois, o piloto abandonou a disputa.

Em seguida, os líderes iniciaram a rodada de pit-stops. Hamilton, Bottas e Pérez fizeram suas respectivas trocas de pneus, voltando à pista com compostos duros. O finlandês se aproveitou de um raro pit-stop ruim da Red Bull com Pérez e assumiu a terceira posição no segundo stint da corrida. Verstappen foi aos boxes na volta 30, também calçou pneus duros e voltou na frente.

Na metade da corrida, Verstappen liderava com 4s4 de frente para Hamilton, enquanto Bottas era o terceiro e Hamilton o quarto. Sainz aparecia em quinto, mas ainda tinha de fazer sua parada, enquanto Norris perseguia a Ferrari do espanhol e vinha em sexto.

Com exceção de Leclerc e Räikkönen, que vinham com os pneus macios, todos os outros pilotos aceleravam com os compostos duros no segundo stint da corrida.

CARLOS SAINZ; FERRARI; GP DA ESTÍRIA;
Carlos Sainz fez boa corrida de recuperação no GP da Estíria, assim como Leclerc (Foto: Ferrari)

Tudo parecia encaminhado entre os cinco primeiros. Verstappen mostrava ter a vitória encaminhada, enquanto Hamilton e Bottas se aproximavam do pódio. Pérez, em quarto, não desistia de lutar pelo terceiro lugar e buscava se aproximar do finlandês, enquanto o quinto posto de Norris parecia questão de tempo.

A melhor das lutas estava do sexto lugar para trás. Carlos Sainz era o sexto, à frente de Lance Stroll. Alonso, Tsunoda e Leclerc, depois de superar Vettel, completavam a lista dos dez primeiros quando restavam 18 voltas para o fim da corrida.

A Red Bull tentou uma estratégia diferente com Pérez e o chamou para um segundo pit-stop quando restavam 16 voltas para o desfecho da prova. O mexicano voltou à pista com pneus médios para a fase final da corrida.

Leclerc seguia abrindo terreno e, depois de passar Tsunoda e Alonso, superava Stroll e subia para a sétima posição, atrás de Sainz e também de Norris, que vinha em quinto. Em contrapartida, Daniel Ricciardo estava ‘sumido’ e novamente fazia outra corrida ruim, aparecendo apenas em 13º.

Sem qualquer chance de vitória, Hamilton foi aos boxes na penúltima volta, calçou pneus macios e pegou pista livre para tentar fazer a volta mais rápida e garantir o ponto extra na corrida. A estratégia deu certo e o ajudou a amenizar os prejuízos diante de uma corrida amplamente favorável a Verstappen, grande vencedor do dia na casa da Red Bull. Pérez bem que tentou superar Bottas, mas acabou fechando mesmo em quarto lugar.

F1 2021, GP da Estíria, Spielberg, Resultado Final:

1M VERSTAPPENRed Bull Honda71 voltas 
2L HAMILTONMercedes+12.746 
3V BOTTASMercedes+41.317 
4S PÉREZRed Bull Honda+49.916 
5L NORRISMcLaren Mercedes+ 1 volta 
6C SAINZFerrari+ 1 volta 
7C LECLERCFerrari+ 1 volta 
8L STROLLAston Martin Mercedes+ 1 volta 
9F ALONSOAlpine+ 1 volta 
10Y TSUNODAAlphaTauri Honda+ 1 volta 
11K RÄIKKÖNENAlfa Romeo Ferrari+ 1 volta 
12S VETTELAston Martin Mercedes+ 1 volta 
13D RICCIARDOMcLaren Mercedes+ 1 volta 
14E OCONAlpine+ 1 volta 
15A GIOVINAZZIAlfa Romeo Ferrari+ 1 volta 
16M SCHUMACHERHaas Ferrari+ 1 volta 
17N MAZEPINHaas Ferrari+ 1 volta 
18N LATIFIWilliams Mercedes+ 1 volta 
19G RUSSELLWilliams Mercedes NC
20P GASLYAlphaTauri Honda NC
      
VMRL HAMILTONMercedes1:08.362 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.