Fórmula 1 mantém Interlagos e determina praças de corridas sprint para 2023

Interlagos será mantida pela Fórmula 1 como uma das sedes da corrida sprint em 2023, assim como o Red Bull Ring. Baku, Spa, Austin e Losail também devem receber o formato

A Fórmula 1 já determinou os palcos das seis corridas sprints previstas para a temporada 2023. De acordo com o site da revista alemã Auto Motor und Sport, Interlagos será mantida pelo terceiro ano seguido. Além do Brasil, Azerbaijão, Áustria, Bélgica, Catar e Estados Unidos receberão o formato. A oficialização deve acontecer na próxima reunião do Conselho Mundial do Esporte a Motor.

A direção da F1 se reuniu antes dos treinos livres para o GP de Abu Dhabi, que encerra o ano de 2022 da categoria, e as corridas sprint estiveram na pauta. Já se sabe, desde setembro, que os finais de semana neste formado saltariam de três para seis e o sucesso em Interlagos deu uma visão clara sobre quais rumos seguir em 2023.

De acordo com a apuração, a comissão enxerga que o fator show importa e que realizar corridas sprint em circuitos onde não há poder de ultrapassagem, como Ímola, torna o formato desinteressante. Além disso, a taxa de inscrição adicional que o organizador do GP coloca para eventos são inúteis se as corridas tiverem pouca emoção.

Interlagos vai seguir no calendário das corrida sprint em 2023 (Foto: Peter Fox/Getty Images)

E é este o caminho que a Fórmula 1 procurou: pistas de alta velocidade, com retas longas, nas quais os pilotos são incentivados a ultrapassar, como em Interlagos. Em 2022, a sprint em São Paulo contabilizou 37 ultrapassagens em 24 voltas e, por isso, seguirá no calendário e realizará a prova pela terceira vez.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Stefano Domenicali já apresentou aos chefes de equipe as pistas planejadas para a corrida sprint em 2023. No entanto, mudanças ainda podem acontecer, afinal, nem todos os contratos foram finalizados ainda, especialmente com o Catar.

Outro ponto que também está sendo discutido é a segunda classificação, ou seja, o resultado da primeira classificação determina a largada para a corrida sprint, e uma nova sessão forma o grid de largada para o GP. Deste modo, a direção da F1 acredita que os pilotos estejam dispostos a não serem cautelosos e não se pouparem para a corrida do domingo.

LOSAIL; CATAR; GP DO CATAR; F1; FÓRMULA 1;
O circuito no Catar, está em fase final de negociações para sediar uma das corridas sprint em 2023 (Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Essa proposta reage a uma crítica feita pelo bicampeão Max Verstappen, ao dizer que, quando a corrida sprint determina a classificação para a corrida principal, o piloto prefere não se arriscar. “Para mim, não é tão divertido. Gosto de ser um treino e ir direto pra classificação, já que é menos tempo de treino para todos e você precisa ser sublime no acerto, sinto que você não arrisca muito. Eu não sou um grande fã porque sinto que não corremos. São poucos pontos que você ganha, e você também não pode arriscar porque a corrida principal é onde você conquista pontos. Você não realiza pit-stop, então apenas coloca um pneu que vai durar a distância da corrida”, declarou o holandês.

Porém, ainda não há um acerto sobre isso, e a proposta deve ser discutida mais à frente e todos os envolvidos devem concordar com ela.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.