Russell diz que “19 dos 20” pilotos apoiaram troca da FIA que rendeu punições no México

Diretor da Associação dos Pilotos, George Russell comemorou as punições por excessos no México e ainda mostrou espanto com atitude de Max Verstappen contra Lando Norris

Verstappen VIRA MOLEQUE e DESRESPEITA RIVAIS ao ser ameaçado na F1

George Russell foi quinto colocado do GP da Cidade do México do último domingo, mas teve de responder sobre mais do que a própria corrida após o fim da prova. Diretor da GPDA [Associação dos Pilotos da F1], comentou sobre a mudança de abordagem da FIA para pilotagem e os casos importantes vistos no Hermanos Rodríguez. Segundo ele, quase todos os pilotos foram a favor das alterações efetuadas antes do México.

Na verdade, Russell deixou no ar que apenas Max Verstappen foi contrário às alterações aprovadas pelos pilotos com relação ao jeito da FIA avaliar as brigas. Inicialmente, a federação queria promover a alteração apenas ao fim da temporada, mas o piloto da Mercedes adiantou que as trocas já começaram a ser efetuadas.

“Creio que os comissários estão totalmente alinhados ao que precisa mudar. Nossa visão é que o maior debate foi que queriam esperar até 2025 para que o ano terminasse sob a mesma base. Diria que 19 dos pilotos disseram ‘bem, se está incorreto que mudemos logo'”, afirmou. “Estou feliz de ver que esses incidentes foram punidos, e suspeito que, no Brasil, não será possível escapar ileso com o que vimos neste domingo e na semana passada”, continuou. Max Verstappen recebeu duas punições de 10s cada pelos incidentes do duelo com Lando Norris. Franco Colapinto também terminou punido após briga contra Liam Lawson.

“Dá para presumir [que é fácil mudar a regra caso todos concordem], mas às vezes é mais difícil do precisa ser para conseguir aprovação e temos de ir a um aplicativo especial. Mas, como eu disse, 19 de 20 pilotos estavam alinhados com o ponto em que precisávamos chegar”, continuou.

O duelo entre Norris e Verstappen na Cidade do México (Foto: Reprodução/F1 TV)

Russell se espanta com ataque de Verstappen para cima de Norris

Russell ainda falou sobre os lances entre Norris e Verstappen na capital mexicana em comparação ao duelo que teve com Lewis Hamilton. Lembrou, inclusive, do mergulho de Verstappen para cima de Hamilton fora do traçado em Interlagos no GP de São Paulo de 2021.

“Foi legal ter uma briga na corrida e é sempre bom lutar com Lewis, porque ele jogo duro e justo. Temos visto algumas manobras que vão além do entretenimento ou do esporte. É quase injusto”, apontou.

“Dá para afirmar que a primeira [perna do confronto entre Norris e Verstappen] foi 60% a 40%, mas a última foi algo que eu não via desde provavelmente Brasil 2021”, encerrou.

Fórmula 1 retorna já neste fim de semana, entre os dias 1 e 3 de novembro, com o GP de São Paulo, etapa brasileira do calendário. O GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ e com grande equipe.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Opinião GP: Verstappen extrapola sob pressão. Mas é preciso reconhecer quando perde

Verstappen e Norris se enfrentaram novamente (Vídeo: Reprodução/F1)
GP DA CIDADE DO MÉXICO F1 2024 AO VIVO: tudo sobre a CORRIDA | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.