Russell aprova mudança em pista da Austrália e relembra acidente em 2024: “Dever da FIA”

No GP da Austrália de 2024, George Russell sofreu forte acidente ao escapar na saída da curva 6, bater no muro e voltar com o carro atravessado na pista

George Russell aprovou as mudanças promovidas pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) nas curvas 6 e 7 do circuito do Albert Park, em Melbourne, que recebe a abertura da temporada 2025 da Fórmula 1 neste fim de semana. O piloto da Mercedes afirmou que era dever da entidade melhorar a segurança do local depois do forte acidente sofrido no GP da Austrália do ano passado.

Na última volta, Russell vinha em disputa por posição contra Fernando Alonso quando perdeu o controle do carro, bateu no muro e voltou, ficando com o carro atravessado na pista. Ele, inclusive, entrou em desespero por conta do risco de um acidente ainda pior, implorando pelo rádio por uma bandeira vermelha — que não aconteceu.

Um porta-voz da FIA, então, detalhou as alterações feitas no local em colaboração com autoridades esportivas nacionais. “A zebra na saída da curva 6, na entrada e no apex da curva 7 foi substituída por uma única especificação, uma zebra negativa (que é mais baixa que o asfalto).”

“Esse ajuste elimina a transição da zebra negativa para a positiva que estava presente nessa área, anteriormente resolvida pela modificação local (esmerilhamento) da zebra para proporcionar uma transição mais suave entre os tipos. A intenção é eliminar a possibilidade de essa transição desestabilizar um carro”, seguiu a federação.

A forte batida de George Russell no fim do GP da Austrália (Vídeo: Reprodução/Sky Sports/F1 TV)

“Além disso, a armadilha de brita agora se estende até a parte de trás da zebra, e a barreira no lado esquerdo da curva 7 também foi movida e reformulada para reduzir a possibilidade de um carro parar em uma posição próxima ao traçado de corrida após um impacto com a barreira de absorção de energia nessa região”, continuou.

“Essas mudanças foram propostas com base no feedback do Departamento de Segurança da FIA, após a análise contínua de todos os circuitos, bem como na contribuição de pilotos e equipes. Elas visam melhorar a segurança e, ao mesmo tempo, manter a dinâmica das curvas e a emoção das corridas”, completou a FIA.

À imprensa presente na Austrália, Russell comentou as modificações e classificou a ação como “um dever” do órgão que regula o esporte.

“Sei que houve mudanças no circuito naquela curva. Houve alguns grandes acidentes lá e, obviamente, aquele foi um dos grandes em si. Tive sorte de não ter sido atingido”, declarou o piloto da Mercedes.

“Depois disso, acho que o dever é da FIA, sendo franco. Com relação a isso, acho que as pessoas ao redor do circuito fizeram tudo o que podiam para tornar a curva um pouco melhor, caso houvesse um acidente, então… Faz parte das corridas, são os perigos com os quais nos envolvemos. Quando você ultrapassa os limites e faz de tudo, isso às vezes acontece. Mas confio na equipe”, encerrou.

Fórmula 1 abre a temporada 2025 entre os dias 13 e 16 de março, no GP da Austrália, em Melbourne. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL. O TL1 está marcado para a noite ainda da quinta-feira (13), a partir das 22h30. O TL2 começa já depois da 0h e, portanto, na madrugada da sexta-feira (14), às 2h. Depois, a situação se repete com o TL3 realizado às 22h30 da sexta-feira, enquanto a classificação define o grid de largada começando às 2h do sábado (15). Por fim, a largada está marcada para a 1h do domingo (16). Tanto classificação quanto corrida terão transmissão do GP em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para comentar na GPTV após o fim de cada dia de atividades.

LEIA MAIS
GUIA 2025: Russell sobe na hierarquia e assume desafio de liderar Mercedes
GUIA 2025: Antonelli começa trajetória na F1 com pressão de meio mundo nas costas

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.